O governador Romeu Zema (Novo) afirmou nesta quinta-feira (1º) que ainda não foi avisado oficialmente sobre a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Minas Gerais na próxima semana, mas que já pediu um encontro “de pelo menos 30 minutos” com o petista.
Em entrevista ao jornalista Eduardo Costa, no programa “Boa Tarde, Minas” da TV Bandeirantes, o governador afirmou que não tem nada contra o presidente e que deseja que Lula tome conhecimento de problemas enfrentados pelo estado.
“Este é mais um folclore em Minas, porque eu já até pedi audiência em Brasília e fui recebido pelo Rui Costa (ministro da Casa Civil), não por ele (Lula). Fui muito bem recebido pelo ministro. Mas eu já pedi uma audiência de 5 minutos (com Lula). Estive lá três vezes, em eventos no Palácio do Planalto, com outros governadores. Já falei que ele será bem-vindo aqui. Se ele vier, sendo que não teve aviso oficial e não chegou nada para o governo oficialmente, eu já solicitei 30 minutos com ele, caso ele venha em Belo Horizonte”, afirmou Zema.
O governador afirmou ainda que, caso Lula tenha algo contra sua pessoa, ele pode se reunir com o vice-governador Mateus Simões (Novo) para discutir temas importantes para o estado, como a negociação da reparação pelo rompimento da barragem da Samarco, em Mariana, em 2015.
“Quem sabe minha pessoa não é do agrado dele, se ele falar que conversa com o vice-governador, pode também. O que precisamos é que ele tome conhecimento dos problemas que Minas tem, principalmente a questão do acordo de Mariana, que está pendente há 8 anos. Esse governo diz que é social, mas na região do Vale do Rio Doce tem 70 mil pessoas aguardando uma compensação, até hoje não receberam. E está dependendo só do governo federal”, afirmou Zema.
*Por Rádio Itatiaia