Sexta-feira, Novembro 22, 2024
InícioESPORTESWalewska completaria 44 anos neste domingo, dez dias após sua morte

Walewska completaria 44 anos neste domingo, dez dias após sua morte

Ex-jogadora da Seleção Brasileira de vôlei, Walewska Oliveira completaria, neste domingo (1º), 44 anos de vida. Há dez dias, em 21 de agosto, a central morreu ao cair do 17º andar do prédio em que morava, no bairro Cerqueira César, em São Paulo.

Até o dia 21 deste mês de outubro, a Polícia Civil de São Paulo espera concluir o inquérito da morte da campeã olímpica em Pequim, na China, em 2008.

A principal linha de investigação aponta para suicídio, o que ainda não foi confirmado pelas autoridades policiais. Uma vizinha de Walewska também se manifestou na última quinta (28) e disse que a morte poderia ser um acidente, já que o parapeito, segundo ela, era baixo.

Pais de Walewska são os únicos herdeiros

Irmão de Walewska, Wesley Oliveira revelou que os pais dela são os únicos herdeiros da ex-jogadora de vôlei da Seleção Brasileira.

“Nosso advogado vai levantar tudo que ela construiu em vida. Meus pais são os verdadeiros herdeiros”, disse Wesley à Folha.

Na entrevista, Wesley também comentou que Walewska era dona de dois imóveis juntamente com a mãe. Um dos imóveis é o apartamento em que a ex-jogadora morava, na capital paulista, e o outro fica na região da Pampulha, em Belo Horizonte, no local em que seus pais residem.

Para tratar das questões burocráticas, o irmão de Walewska deixou São Paulo por uns dias, onde mora, e está ao lado da família, em BH. Ao mesmo tempo, o advogado da família tem cuidado do inventário e um outro profissional foi contratado para contribuir com a polícia nas investigações.

À Folha, o marido de Walewska, o corretor de imóveis Ricardo Mendes, disse não pensar na herança da companheira, com quem ficou junto por 20 anos.

”Neste momento de dor, falar sobre inventário é algo que nem passou pela minha cabeça”, declarou.

Walewska trocou mensagem com o marido minutos antes de morrer

Poucos minutos antes de morrer, Walewska trocou uma última mensagem com o marido, Ricardo. Na ocasião, a ex-jogadora disse amar o esposo e comentou sobre a decisão dele de se divorciar.

Às 18h07 (de Brasília), Walewska enviou uma mensagem no WhatsApp para Ricardo com a seguinte frase: “Amo você. Mas, acho que você já tomou a sua decisão”. No mesmo minuto, Ricardo respondeu com um “Também te amo”.

De acordo com as investigações, Walewska caiu do 17º andar do prédio em que morava oito minutos após enviar a mensagem ao marido.

No Boletim de Ocorrência (B.O) sobre o caso, os militares presentes no local consideraram como “dúvida razoável” a hipótese de a campeã olímpica ter se jogado do edifício. O documento diz ainda que Walewska deixou carta “aparentemente de despedida”.

A polícia relatou que, conforme imagens de câmeras de segurança, Walewska acessou o 17º andar do condomínio às 16h50 (de Brasília) da última quinta-feira (21), no mesmo dia da morte. Ela carregava consigo uma garrafa de vinho, uma taça, uma pasta e seu celular.

A última conversa do casal no WhatsApp foi divulgada por Ricardo em entrevista ao UOL.

Veja o diálogo

  • Walewska (18h07) – “Amo você. Mas, acho que você já tomou a sua decisão”.
  • Ricardo Mendes (18h07) – “Também te amo”.

Relacionamento estava desgastado

Aos policiais, Ricardo afirmou que eles estavam casados há aproximadamente 20 anos, mas que o casal passava por problemas, e ele tinha a intenção de se divorciar em breve.

Além disso, conforme relato do marido, a ex-jogadora da Seleção Brasileira era “compulsiva por compras” e havia “dilapidado boa parte do dinheiro que conseguiram durante os anos de casado”.

Responsável pela investigação do caso, a Polícia Civil de São Paulo estima que o laudo final será concluído em até 30 dias após o fato.

História de Walewska

A ex-jogadora foi revelada pelo Minas, em 1995 e ficou no clube até 1998. Ela voltou ao time da capital mineira em 2014 e ficou até o ano seguinte. A meio-de-rede ainda defendeu Rexona/Ades, São Caetano, Sirio Perugia da Itália, Murcia da Espanha, Zarechie da Rússia, Vôlei Futuro, Vôlei Amil, Minas, Osasco e Praia Clube, onde encerrou a carreira em 2022.

Walewska também teve duas passagens pelo Praia Clube, de Uberlândia. A primeira foi entre 2015 e 2018, quando conquistou o título da Superliga Feminina de Vôlei pela segunda vez na carreira (ela já havia sido campeã em 2000 pelo Rexona/Ades).

A última passagem de Walewska pelo Praia Clube começou em 2019 e terminou no ano passado, quando ela anunciou a aposentadoria.

Walewska foi duas vezes campeã da Superliga (1999-2000 e 2017-18). A meio-de-rede ainda levantou as taças da Supercopa (2019, 2020 e 2021), do Troféu Super Vôlei e do Campeonato Mineiro (2019 e 2021).

Super campeã pela Seleção Brasileira

Walewska defendeu a Seleção Brasileira durante boa parte da carreira. A primeira convocação foi em 1999, com Bernardinho. No mesmo ano, ela conquistou o título dos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, no Canadá.

O auge da carreira de Walewska foi o título dos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, na China. Ela também ganhou a medalha de bronze nos jogos de 2000, em Atenas, na Grécia.

Ela também conquistou três vezes o título do Grand Prix de Vôlei: 2004, 2006 e 2008. Na última conquista, foi eleita a melhor bloqueadora do torneio.

*Da Redação Itatiaia

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS POPULARES