Depois de uma série de exigências, dando voz a pedidos da comunidade, a praça Acrísio Alvarenga será finalmente reformada. Representando a sociedade, o vereador Luciano Sobrinho fez a indicação, considerando o uso indevido do espaço, falta de estrutura física, e deterioração diante da ausência de cuidado pelo ente público. A solicitação pleiteava também obras para reforçar a estrutura, e ampliação do paisagismo, com ferramentas que trarão modernidade, contemporaneidade, acolhimento e sustentabilidade, ao considerado cartão postal de Itabira, e ponto de confluência de quatro das mais importantes avenidas: João Pinheiro, Carlos Drummond de Andrade, Carlos de Paula Andrade e das Rosas.
“A avenida foi construída sob um curso d’água, o que reforça a necessidade de constante avaliação e especialmente no mês de dezembro, com a iluminação temática, passou a receber um número expressivo de visitantes. Com a aplicação de conceitos do paisagismo moderno, reforço a singularidade deste cartão postal, além de ser um ponto de encontro para itabiranos e visitantes. Referência para o lazer, além de estimular a realização de diversas atividades e eventos culturais, visando o bem estar da população,” disse Luciano Sobrinho, em trecho de sua justificativa para a solicitação. Pregão eletrônico foi publicado no Diário Oficial Eletrônico, nesta sexta-feira (29) para licitar a executora das obras.
No documento datado em 27 de dezembro de 2023, o procedimento para escolha da empresa será dia 12 de janeiro de 2024. O edital completo está disponível no portal: www.licitardigital.com.br. “Apresentei fotos e vídeos gravados na praça, por ocasião da indicação. É uma referência, denominada popularmente como pracinha Redonda. O prefeito gosta de enfeitar a praça, gasta um valor considerável com a iluminação natalina, mas quero atentar sobre outro aspecto, a segurança das pessoas. Há noite tudo iluminado, mas no dia seguinte parece outro lugar, e os problemas aparecem”, finaliza Luciano Sobrinho. O pedido foi protocolado em 12 de dezembro, e atendido duas semanas após a aprovação em plenário.
Fonte: Ascom-CMI