Uma igreja católica construída há 177 sobreviveu ao incêndio que atinge a Ilha de Maui, no Havaí, e é considerado o incêndio florestal mais mortal dos Estados Unidos em mais de um século. Muitos moradores locais consideram a “resistência” do templo cristão um milagre.
A Igreja Católica de Maria Lanakila fica em Lahaina, uma das cidades mais atingidas pelas chamas. Fotos e vídeos divulgados por moradores locais mostram a destruição ao redor da igreja, enquanto o templo se mostra relativamente intacto. Veja o vídeo:
Em entrevista a um portal local, o Monsenhor Terrence Watanabe classificou a situação como um milagre e confessou que demorou a acreditar que a igreja havia sobrevivido. “Quando vimos as notícias e vimos o campanário da igreja erguer-se acima da cidade, foi uma grande visão de se ver”, disse o religioso.
De acordo com informações da Fox News e do USA Today, a igreja teve apenas alguns danos no telhado. O templo foi construído em 1846 e é dedicado a Nossa Senhora da Vitória. Cerca de 800 famílias frequentam a igreja regularmente.
A Igreja Batista da Graça, a 3 quilômetros de distância do santuário católico, não teve a mesma sorte e acabou sendo destruída pelas chamas. O pastor Arza Brown, responsável pelo templo, passou a usar o salão de uma cafeteria em Lahaina para realizar os cultos e abrigar os fiéis.
*Da Redação Itatiaia