O vereador Ilso Justino dos Santos, conhecido como ‘Buiú do Posto’, foi executado a tiros na manhã desta terça-feira (20) em Ervália, na Zona da Mata mineira. O parlamentar de 47 anos tentava a reeleição neste ano. O sobrinho dele, Cláudio Martins de Freitas, de 40 anos, também foi morto a tiros.
Ilso e Cláudio estavam em casa, no bairro Sapucaia, quando um homem encapuzado invadiu a casa e deu seis tiros: cinco deles atingiram o sobrinho de ‘Buiú’, enquanto o sexto atingiu a cabeça do parlamentar, que morreu no local. Cláudio chegou a ser socorrido, mas morreu pouco depois.
Logo após o crime, o autor fugiu do local pulando o muro da casa. Após buscas, os militares encontraram o suspeito, um jovem de 20 anos, que foi preso e levado para a delegacia de Polícia Civil.
O caso será investigado, mas, inicialmente, a motivação política do crime foi descartada. O assassinato teria sido motivada por desavenças entre o autor e o sobrinho do vereador.
Jacqueline Said Rezende Lopes, presidente da Câmara Municipal de Ervália, declarou luto oficial de três dias na cidade e determinou que a bandeira do município deverá ficar a meio mastro durante o período. Ainda não foram divulgadas informações sobre velório e sepultamento.
*Por Rádio Itatiaia