O Atlético foi oficialmente reconhecido como Campeão Brasileiro de 1937. A decisão foi confirmada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em documento assinado nesta sexta-feira (25) pelo presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues.
Conforme resolução da presidência nº 03/2023, a CBF “reconhece o Torneio dos Campeões como o Campeonato Brasileiro de 1937 e, com isso, o Clube Atlético Mineiro – CAM o Campeão Brasileiro daquele ano”.
Foram citados requerimentos feitos por diversos clubes para reconhecimento dos títulos da Taça Brasil e Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o “Robertão”, dos anos de 1959 a 1970, que deram origem à resolução publicada em 2010. Como não existia requerimento formalizado pelo Atlético sobre o Torneio dos Campeões de 1937, a análise ficou inviável à época.
A CBF considerou que “o Torneio dos Campeões disputado em 1937, foi sim de um torneio extremamente relevante à época em meio aos debates e divisões geradas no futebol brasileiro em função da defesa da implementação do profissionalismo entre os clubes, abandonado o modelo amador, debate esse que já vinha desde a década de 20”.
Além disso, a entidade destacou o Torneio dos Campeões de 1937 “como o primeiro torneio interestadual e de relevância nacional que contou com a participação de clubes de migraram para o modelo profissional (o campeão Mineiro – Clube Atlético Mineiro – CAM, o campeão do Distrito Federal – Fluminense, o campeão paulista – Portuguesa, o campeão capixaba, Rio Branco e, ainda, o Campeão do Estado do Rio de Janeiro – Alliança e a Liga da Marinha”.
Também foram levados em consideração o dossiê apresentado pelo Atlético para pedido de reconhecimento do título e os pareceres jurídicos que reconhecem a possibilidade de acolher o pedido do Galo.
A Fifa e a Conmebol devem ser notificadas da decisão “para devidos fins”. Consta no documento da CBF, ainda, que o reconhecimento não vai provocar mudanças em rankings de clubes mantidos pela entidade, em especial o Ranking Nacional de Clubes (RNC), assim como os rankings mantidos pela Fifa e Conmebol.
A resolução entrou em vigor nesta sexta-feira (25), data de publicação.
*Da Redação Itatiaia