Quinta-feira, Novembro 21, 2024
InícioDESTAQUEVale conclui descaracterização de barragem em Itabira

Vale conclui descaracterização de barragem em Itabira

A mineradora Vale concluiu, nesta sexta-feira (15), a descaracterização de uma barragem em Itabira, na Região Central de Minas Gerais. Trata-se do Dique 1B, parte do Sistema Conceição. Esta é 15ª estrutura a montante eliminada pela companhia, de um total de 30 previstas no programa de descaracterização de barragens.

Esse processo foi iniciado pela Vale após os rompimentos de barragens em Mariana, em 2015, e Brumadinho, em 2019, que resultaram na morte de cerca de 300 pessoas. A descaracterização tem como objetivo aumentar a segurança das operações da mineradora e evitar novos desastres ambientais e humanos.

As obras do Dique 1B, localizado na mina Conceição, tiveram início em abril deste ano e foram finalizadas antes do prazo previsto, na última semana. Agora, a estrutura passará por um processo de avaliação e validação dos órgãos competentes, conforme exige a legislação vigente.

O dique é a sétima estrutura a montante na cidade que teve suas obras de descaracterização finalizadas. Entre as estruturas já eliminadas estão os diques 2, 3, 4 e 5 do Sistema Pontal, a barragem Ipoema, na Mina do Meio, e o Dique Rio do Peixe, também no Sistema Conceição.

De acordo com a Vale, o programa segue como uma das principais iniciativas da empresa para prevenir futuros acidentes no Estado. Em nota, a companhia ainda reforçou o compromisso da empresa em eliminar barragens construídas pelo método a montante, considerado de alto risco.

Descaracterização de barragens

Como a 15ª estrutura eliminada pela mineradora, essa descaracterização representa 50% de avanço no Programa de Descaracterização, que abrange 30 estruturas no Brasil. Além disso, a Vale prevê eliminar 80% das estruturas a montante em Itabira até dezembro.

*Com Informações Diário do comércio 

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS POPULARES