A área de escape do Anel Rodoviário de Belo Horizonte, localizada no trecho entre a BR-040 e o trevo do bairro Betânia, completa um ano de inauguração na próxima quarta-feira (2). Até agora, o equipamento evitou acidentes e foi utilizado nove vezes. Na última delas, um caminhão carregado com 18 toneladas de terra havia perdido o freio.
Apesar dos dados, o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Leandro Pereira, afirmou em entrevista exclusiva à Itatiaia que a construção de novas áreas de escape no Anel, formado pela sobreposição das rodovias federais BR-040, BR-381 e BR-262, dependem da concordância e do repasse de recursos do governo federal.
“A Prefeitura de Belo Horizonte fez a construção dessa área, mas com a anuência do governo federal. Então novas áreas teriam que seguir o mesmo procedimento. Teria que ser estudado uma nova localidade, ser desenvolvidos projetos e contar com recursos do governo federal para que a gente possa, eventualmente, fazer uma nova área no Anel Rodoviário”, disse ele.
“O prefeito Fuad já vem se manifestando publicamente que a Prefeitura de Belo Horizonte teria interesse em receber o Anel Rodoviário, que já está bem urbanizado, mas com a condição da gente ter uma garantia de repasse financeiro por parte do governo federal”, respondeu Pereira ao ser questionado se há alguma tratativa em andamento com o governo federal. Ele também mencionou a necessidade de investimentos em viadutos do Anel na altura da Avenida Amazonas, da Avenida Tereza Cristina e da Via Expressa.
A Itatiaia questionou o Ministério dos Transportes se a pasta pretende construir outras áreas de escape no Anel Rodoviário, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.
A área de escape do Betânia custou R$ 3,5 milhões e foi bancada com recursos próprios do município. O valor representa 0,2% do R$ 1,6 bilhão previsto no orçamento da Prefeitura de Belo Horizonte para investimentos na cidade.
A Câmara Municipal convocou audiência pública para o dia 23 de agosto para debater o tema. Segundo o vereador Irlan Melo (Patriota), além da área atual de escape, há um estudo que indica a possibilidade da construção de dois novos equipamentos. “Esse projeto informou a possibilidade da construção de três áreas de escape. Tecnicamente, aquela área [que foi a construída] era a mais viável. Mas existem no projeto outras duas. O que me interessa é a construção de pelo menos mais uma”, disse ele.
*Da Redação Itatiaia