Quarta-feira, Janeiro 22, 2025
InícioDESTAQUETRIÂNGULO MINEIRO - Homem é detido pela PF ao operar rádio clandestina...

TRIÂNGULO MINEIRO – Homem é detido pela PF ao operar rádio clandestina e afetar aeroporto em MG

A Polícia Federal (PF) deteve um homem de 59 anos em Uberaba, no Triângulo Mineiro, por operar equipamentos de uma rádio clandestina. Ele foi flagrado durante fiscalização nessa terça-feira (14 de janeiro).

Segundo a PF, a investigação começou após uma reclamação formulada pelo Aeroporto de Uberaba, o qual informou que o sinal emitido por uma rádio estava interferindo na transmissão das torres do aeroporto, comprometendo a comunicação entre aeronaves e a segurança das operações. Devido à gravidade da interferência, foi necessário alterar temporariamente a frequência de operação do aeroporto como medida emergencial de segurança, o que reforçou a urgência da ação conjunta entre a Polícia Federal e a Anatel para identificar e desativar a fonte da transmissão clandestina.

Foi deflagrada a ação Safe Flight com o objetivo de combater a atividade clandestina de exploração de radiofrequência na cidade. O homem foi conduzido para delegacia da PF em Uberaba e, depois, liberado após assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Aeroporto de Uberaba passará por modernização

Nessa terça-feira, também foi lançada a Pedra Fundamental das obras de expansão e modernização do aeroporto. O evento reuniu diversas autoridades, incluindo o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, e o diretor presidente da Aena Brasil, concessionária que administra o terminal, Santiago Yus, além de representantes da comunidade aeroportuária e líderes locais.

Com um investimento de R$ 150 milhões pela concessionária Aena Brasil, o projeto promete transformar o aeroporto em um importante polo estratégico de conexão aérea para o Triângulo Mineiro. Entre as melhorias previstas estão a ampliação do terminal de passageiros, a modernização das pistas de pouso e decolagem e a criação de novas áreas comerciais e de serviços, oferecendo mais conforto e eficiência aos viajantes.

A modernização do Aeroporto de Uberaba, segundo o governo federal, promete ser “um divisor de águas para o transporte aéreo na região, atendendo à crescente demanda por voos”. Atualmente, o terminal movimenta 1,146 milhão de passageiros por ano, mas, após as obras, a expectativa é que esse número ultrapasse 2,15 milhões de passageiros anualmente. “Esse crescimento será crucial para impulsionar o turismo e atrair novos investimentos, fortalecendo a economia local e contribuindo para o desenvolvimento de Minas Gerais. Além do impacto no tráfego aéreo, o projeto também trará geração de emprego e renda para a população. Durante a execução das obras e a expansão das operações, centenas de vagas diretas e indiretas serão criadas. A expectativa é que o novo terminal estimule o surgimento de novas rotas, fortalecendo as conexões entre Uberaba e outras cidades brasileiras, e gerando reflexos positivos para municípios vizinhos, como Uberlândia e Araxá”, informou o governo.

*(Com informações da PF e do Gov.BR)

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS POPULARES