Moradores do Morro das Pedras, que fica próximo aos bairros Gutierrez e Grajaú, na Região Oeste de Belo Horizonte, estão em pânico desde a noite de quinta-feira (24/4), por causa de uma ameaça de toque de recolher, a partir de 22h, que teria sido imposta na região por integrantes que diziam ser do Comando Vermelho (CV).
De acordo com a denúncia de um morador da região à Polícia Militar (PM), o toque de recolher foi imposto por quatro homens que abordaram um motorista de ônibus no ponto final da linha 201 (Morro das Pedras/Hospital Madre Teresa), determinando que, a partir das 22h daquela quinta-feira, nenhum veículo ou morador circulasse pelas vias da comunidade, sob pena de represálias.
Ainda segundo a denúncia, como medida preventiva, as atividades das linhas de transporte coletivo que atendem à região foram suspensas. Os veículos foram recolhidos à garagem, sem previsão de retorno. A decisão se repetiu nas noites de sexta-feira e sábado, conforme a denúncia.
A linha de ônibus 201 que liga o Morro das Pedras ao Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte, é operada pela BHTrans e existe desde 1998. Ela é uma das 12 linhas de vilas e favelas com tarifa zero, desde abril de 2023.
Por meio de nota divulgada na noite deste domingo (27/4), a Prefeitura de Belo Horizonte informou que a linha 201 (Morro das Pedras/Hospital Madre Teresa) está funcionando normalmente.
A Polícia Militar confirmou a denúncia e disse ter conhecimento de que um alerta está circulando nas redes sociais como forma de orientar os moradores, tanto da comunidade como dos bairros vizinhos.
Na noite deste domingo (27/4), a corporação informou que “não foi constatada imposição de toque de recolher no local”. “O comércio e o trânsito seguiram funcionando normalmente, sem registros de restrições forçadas à circulação de pessoas”.
A PM também reforçou que “informações sobre suposto ‘toque de recolher’ não correspondem à realidade local”.
Assassinato
A morte a tiros de um homem de 30 anos, enquanto chegava em casa na noite de quinta-feira (24/4), teria motivado a suposta decretação do toque de recolher pela facção criminosa. A vítima era ligada ao tráfico de drogas da região e integrava o grupo criminoso.
De acordo com o boletim de ocorrência do homicídio, o crime ocorreu na Vila Antena, no Morro das Pedras, e a vítima havia sido ameaçada de morte no início da semana.
O assassinato foi presenciado pela mãe da vítima, que chamou a Polícia Militar. Conforme os registros da PM, a mulher relatou que o filho foi ameaçado de morte na terça-feira (22) e saiu de casa para se proteger. Segundo ela, o filho retornou durante a noite e, logo que chegou, suspeitos armados invadiram a residência e dispararam contra ele.
A mulher ainda relatou que o filho tentou fugir, mas caiu ainda perto de casa, no Beco São José, onde foi encontrado. Registros da polícia indicam que a vítima tinha passagens por tráfico de drogas e era envolvido com o crime na região.
Os suspeitos foram identificados pela Polícia Militar, no entanto, eles estão foragidos. A investigação segue com a Polícia Civil.
*Por EM