Sexta-feira, Novembro 22, 2024
InícioESPORTESTJD-MG terá uma mulher como presidente pela primeira vez

TJD-MG terá uma mulher como presidente pela primeira vez

Pela primeira vez, o Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG) será presidido por uma mulher. Nessa segunda-feira (29), foi confirmado nome da advogada Dra. Juliane Menezes como nova presidente do órgão, assumindo cargo que tinha sido ocupado apenas por homens ao longo da história. Anteriormente, ela era vice-presidente do TJD-MG.

A Dra. Juliane Menezes substitui o também advogado Gabriel Senra da Cunha Pereira, que agora será Diretor de Competições da Federação Mineira de Futebol (FMF). O Dr. Gabriel, por sua vez, assume a vaga deixada por Leonardo Barbosa, que se desligou da FMF para ser o novo gerente de operações do Atlético.

“Em relação aos grandes desafios que enfrentaremos ao assumir a cadeira da Presidência, eu entendo que o maior desafio institucional é o pioneirismo, por ocupar uma cadeira tradicional em um universo simbólico masculino”, destacou a Dra. Juliane.

A nova presidente do TJD-MG destacou a modernidade do órgão e valorizou a atuação dos presidentes e auditores que a antecederam. A Dra. Juliane Menezes também elogiou a gestão do presidente da FMF, Adriano Aro, como decisiva no andamento do Tribunal.

“Em relação à implementação que eu acho necessária no Tribunal de Justiça Desportiva, eu entendo, que em uma política de modernização do tribunal, é importante que se considere que o planejamento estratégico para 2024 envolva um trabalho de multitarefa. Seria, no caso, de criação e instalação da Escola Judiciário, de trabalho de valorização do futebol amador, aquele que está no interior de Minas e também em Belo Horizonte, mas é o contato direto com aquele atleta, com amante do futebol, sem nenhuma pretensão profissional, e muitas vezes, nem financeira, mas exclusivamente por amor. Nós precisamos valorizar o futebol amador das nossas Minas Gerais”, detalhou a nova presidente do TJD-MG.

A Dra. Juliane Menezes falou sobre a qualificação técnica e acadêmica por meio de cursos, além da criação de uma ouvidora da própria página do TJD. A nova presidente sinalizou a possibilidade de transmitir julgamentos ao vivo e levar pautas para as demais cidades de Minas Gerais.

“É uma forma de contato direto com aquele que ama o esporte, ama o futebol, e levar também para as faculdades do interior. É um nicho profissional para os advogados, e eu pretendo, junto com meus pares, fazer conhecer esse nicho para os jovens advogados e estudantes de advocacia que também são amantes do esporte. E essas inovações, ou continuação do planejamento já iniciado, terão êxito, é claro, com a participação colaborativa de auditores do Pleno e de comissões disciplinares. Eu pretendo trabalhar com os meus pares do Pleno, mas pretendo também estreitar a relação com os membros das comissões disciplinares, sejam membros efetivos, sejam membros suplentes”, finalizou.

*Por Rádio Itatiaia

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS POPULARES