Foram confirmados dez óbitos após o forte temporal que atingiu a Zona Norte do Rio e a região Metropolitana entre este sábado (13) e domingo (14), segundo informações do Corpo de Bombeiros. Todas as tragédias ocorreram em áreas da Baixada Fluminense e da Zona Norte da capital.
Veja quem são as vítimas:
- Marli Zeferino Alves, 77 anos: vítima de afogamento durante a enchente em Acari, Zona Norte do Rio.
- Mulher não identificada, aproximadamente 50 anos: encontrada afogada na Rua General Rondon, Nova Iguaçu, Baixada Fluminense.
- Geraldo, 59 anos: morreu soterrado na Rua Moraes Pinheiro, Ricardo de Albuquerque, Zona Norte do Rio.
- Antonio Caetano Cordeiro, 64 anos: vítima de descarga elétrica em São João de Meriti, Baixada Fluminense.
- Vanderlei Rodrigues Alves, 53 anos: afogado nas proximidades da passarela na Rua Coronel Bernardino de Melo, Nova Iguaçu.
- André Cardoso de Aguiar, 52 anos: faleceu na Rua Parecis, Belford Roxo. Causa da morte ainda não informada.
- Sérgio Carlos Monteiro da Silva, 57 anos: vítima de afogamento na Rua Pinto Duarte, São João de Meriti.
- Marcos Aurélio Aguiar Cotias, 53 anos: morreu após sofrer uma descarga elétrica na Rua Marquês de Paranaguá, Duque de Caxias.
- Marcus Aurelio Loponte Alampi, 53 anos: vítima de afogamento na Rua Patrícia Cristina, Nova Iguaçu.
- Terezinha do Carmo Cassimiro, de 55 anos: vítima de soterramento, segundo o Corpo de Bombeiros, na Estrada de Botafogo, em Costa Barros, na Zona Norte.
- Paulo César Oliveira Fernandes, de 59 anos: a vítima morreu por descarga elétrica na Rua Dona Alice Viterbo, no bairro São Bento, em Duque de Caxias.
Ocorrências
Bombeiros responderam a mais de 180 ocorrências relacionadas às chuvas desde a manhã de sábado até este domingo, abrangendo todo o território fluminense.
Um total de 29 sirenes foi ativado em 16 comunidades do Rio. Moradores foram aconselhados a deixar suas residências. Pontos de apoio conhecidos nas comunidades foram abertos por agentes comunitários de Defesa Civil.
Em Niterói, na Região Metropolitana, a cidade entrou em alerta máximo às 2h15, resultando no acionamento de sirenes em oito comunidades. A Defesa Civil também emitiu recomendações para que os moradores evitem deslocamentos no município.
Chuvas no Rio de Janeiro
A cidade do Rio de Janeiro e as cidades da região metropolitana foram atingidas por fortes chuvas na noite e madrugada de sábado (13). Até as 20h deste domingo, 11 pessoas morreram e outras 2 seguem desaparecidas. Diversas ruas e avenidas da capital ficaram alagadas. O prefeito Eduardo Paes pediu cancelamento dos ensaios do Carnaval no sambódromo e processos seletivos marcados para a data precisaram ser cancelados. No final da tarde deste domingo (15) o governo Federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), anunciou que dará suporte à cidade que declarou situação de emergência. O Inmet divulgou novo alerta de chuva para a região para a próxima segunda-feira (15)
*Por Rádio Itatiaia