Em breve, o sinal da antena parabólica vai deixar de funcionar no Brasil. Em Minas Gerais, mais de 70 mil famílias já fizeram a substituição do equipamento pela nova parabólica digital, por meio da Siga Antenado, entidade criada por determinação da Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações, para apoiar a população na migração do sinal da banda C para a nova tecnologia.
A nova fase no Estado engloba mais de 168 municípios, com abertura de agendamento para instalação gratuita do kit. A previsão é beneficiar cerca de 55,3 mil lares. Entre as novas cidades com agendamento aberto, estão Abadia dos Dourados, Campanário, Carmo do Rio Claro, Capitão Enéas, Delfinópolis, Entre Rio de Minas, Grão Mongol, Jequitaí, Lagoa Dourada, Muzambinho, Tarumirim, entre outros.
O benefício é garantido a famílias inscritas no CadÚnico e já atendidas por algum programa social do governo federal. Quem não fizer a substituição ficará sem assistir à TV em casa.
Para saber se tem direito ao benefício e agendar a instalação, é preciso acessar o site sigaantenado.com.br. No lado direito e no alto da tela, clique no botão “Programa de Distribuição de Kit” e informe o NIS (Número de Identificação Social) ou CPF. Se o agendamento já tiver começado em sua cidade e seu nome estiver na lista, é só preencher um questionário para que a equipe da Siga Antenado verifique se está apto a fazer receber o benefício. Outra opção é ligar para o ligar para 0800 729 2404, número que também funciona como WhatsApp.
O próprio beneficiário define a melhor data para receber, em casa, o técnico, que apenas confere a documentação do morador antes de fazer a substituição da parabólica tradicional pela nova parabólica digital. Ele não solicita dados bancários, nem exige pagamento pela instalação do kit digital, que contém a antena, o receptor e o controle remoto já com as pilhas. O aparelho antigo fica com o morador.
“É muito importante que as pessoas procurem nossos canais de atendimento o quanto antes para saber se têm direito ao kit gratuito e agendar a substituição da parabólica antiga pela nova parabólica digital”, alerta o CEO da Siga Antenado, Leandro Guerra. “Além da imagem de melhor qualidade e som perfeito, a troca dos equipamentos é a garantia de evitar o risco de ficar sem TV quando o sinal da parabólica tradicional for desligado”.
*Por Portal Hoje em Dia