Investir em alimentação saudável e produtos de qualidade para a rede municipal de ensino é um dos compromissos da gestão municipal. Com foco na segurança alimentar e nutricional dos 10 mil alunos, a Prefeitura de Itabira investiu quase R$5 milhões este ano na merenda escolar. Os produtos são adquiridos na Associação dos Produtores da Agricultura Familiar de Itabira (Apafi) com o apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Ao todo, são ofertadas, diariamente, cerca de 37 mil refeições, o que dá em torno de 800 mil ao mês.
Os cardápios, criados pela diretora de alimentação escolar, Ruth Egg, contempla hortaliças, frutas e legumes provenientes da nossa região. A diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Dona Batistina Pereira , Valéria Moreira, conta que a boa alimentação e a nutrição são necessárias para a aprendizagem dos alunos. “Temos o apoio da Secretaria de Educação onde as nutricionistas programam todo cardápio que é preparado mensalmente e distribuído durante as semanas. Uma parceria muito bacana onde recebemos alimentos saudáveis e deliciosos da Apafi. São eles: banana, beterraba, cenoura, melancia, entre outros”, destacou a diretora.
De acordo com Valéria, a merenda escolar deve ser composta de alimentos saudáveis que contenham proteínas, vitaminas, fibras, carboidratos, lipídios e minerais, pois uma boa alimentação escolar tem papel decisivo na promoção de bons hábitos alimentares. “A educação em Itabira preocupa-se cada vez mais com a qualidade da merenda escolar. E não poderia deixar de falar do trabalho maravilhoso e parceria com os pais das crianças. Um trabalho que não fica somente na escola e que se expande para toda comunidade”, completou.
Fonte: Ascom-PMI