O técnico Fernando Seabra explicou o motivo de o volante Walace, um dos reforços contratados pelo Cruzeiro na janela de transferências do meio deste ano, não ganhar uma sequência como titular da equipe.
Opção no banco de reservas na derrota por 1 a 0 para o Internacional, Walace não entrou em campo no estádio Beira-Rio, nesse domingo (25), em jogo da 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Seabra justificou o motivo de não ter utilizado o jogador contra o Colorado.
“Walace é um jogador muito importante, muito experiente, muito qualificado, que está iniciando uma temporada esportiva. Ele fez um primeiro jogo de 92 minutos contra o Boca (Juniors, na Copa Sul-Americana). Uma semana depois ele fez um jogo que jogou cerca de 80 minutos. Precisamos fazer essa progressão inicial com ele de umas três partidas pelo menos, dando esse prazo de recuperação”, explicou.
Desde que chegou ao Cruzeiro, Walace soma seis jogos pelo clube e marcou um gol. Ele foi titular em três partidas, contra o Atlético, no Campeonato Brasileiro, no jogo de ida e de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana, contra o Boca Juniors.
“A minha ideia em relação a ele (Walace) contra o Fortaleza, era que ele entrasse no segundo tempo. Nós estávamos perdendo o jogo e precisávamos de um time com soluções ofensivas naquele momento. Por circunstâncias do jogo acabou não entrando”, disse Seabra, completando o seu raciocínio.
“A minha ideia era que ele entrasse hoje (domingo, contra o Internacional), ter uma minutagem controlada, porque se você inicia com o jogador, é difícil controlar a minutagem dele. Quando você inicia com ele como suplente, tem esse controle de minutagem. Eventualmente, uma circunstância do jogo não vai permitir colocá-lo”, comentou.
A expectativa é que Walace seja titular na próxima partida do Cruzeiro, contra o Internacional novamente, em jogo adiado da quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Esse compromisso está marcado para a quarta-feira (28), às 19h30 (de Brasília), no Mineirão.
“A gente sabe que o foco é que ele tenha uma recuperação, preparação adequada para entrar com segurança no próximo jogo. A partir do próximo jogo, que é o terceiro jogo, imagino que ele estará em condição de ser utilizada com mais frequência, mesmo nessa batida, a cada três, quatro dias (de intervalo de jogo)”, revelou.
Walace estava na Udinese, da Itália, onde fez 38 jogos na temporada 2023/2024. Como o calendário europeu contempla menos jogos que o brasileiro, a comissão técnica do Cruzeiro tem atenção especial com o jogador.
“A gente sabe que os jogadores que passam muito tempo na Europa, quando vêm para o calendário do futebol brasileiro, que tem 20, 25 jogos a mais do que estão acostumados a jogar lá, eles têm lesões no primeiro semestre. A gente está cuidando dele nesse sentido, para que ele vá se colocando, ele está quase na forma perto da ideal. Mas que ele consiga render no jogo e ter tempo de se recuperar para estar inteiro para o próximo jogo”, completou.
*Por O Tempo