O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira recebeu nas últimas semanas analistas da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG) para aplicação da etapa de confiança do 3° ciclo do Acertar – metodologia de auditoria e certificação criada pelo Ministério das Cidades. O objetivo principal do Acertar é avaliar a qualidade das informações direcionadas ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico (SNIS), o que possibilita o aprimoramento contínuo dos processos e práticas de gestão dos serviços de saneamento básico.
A auditoria foi realizada nos dias 29 de junho e 05 de julho pelos analistas da Arisb-MG, Douglas Spindola de Almeida e Sabrina Carrillo Madeira. Além da auditoria, a visita também teve caráter didático, buscando orientar os gestores e técnicos do Saae sobre melhorias na implantação dos testes de controle do Acertar.
Durante os dias que estiveram em Itabira, os analistas da Aribs-MG auditaram e certificaram as informações fornecidas pelo Saae ao SNIS nas seguintes etapas: Mapeamento de Processos, Identificação de Riscos, e Avaliação de Confiança e Avaliação de Exatidão.
“O Acertar é de aplicação contínua, sendo, portanto, incorporado à nossa rotina anual. O primeiro e o segundo ciclo do Acertar foram realizados no Saae de Itabira em 2022, meses após a filiação da autarquia à Arisb-MG. Essa metodologia contribui para o desenvolvimento dos processos internos e, consequentemente, para a entrega de melhores serviços aos cidadãos”, destacou a diretora-presidente do Saae de Itabira, Karina Rocha Lobo.
Sobre o SNIS
O SNIS é o mais importante sistema de informações sobre setor de saneamento que, mediante a transformação das informações em indicadores institucionais, administrativos, operacionais, gerenciais, econômico-financeiros, contábeis e de qualidade da prestação de serviços, torna-se de grande auxílio para o planejamento e execução de políticas públicas, orientação da aplicação de recursos, conhecimento e avaliação do setor de saneamento, avaliação de desempenho dos serviços, aperfeiçoamento da gestão, orientação de atividades regulatórias e de fiscalização e exercício do controle social.