Em entrevista à Itatiaia, o coronel Flávio Godinho, diretor de operações da PM, adiantou que até helicópteros serão usados nas ações, que devem durar até o dia 31 de dezembro.
“O nosso serviço de inteligência já está trabalhando com as placas que foram identificadas. Temos todo um trabalho de monitoramento de rede e vamos fazer inúmeras blitz de trânsito até o Ano Novo, ocupando os espaços. As nossas aeronaves irão monitorar esses locais onde essas pessoas irão se aglomerar”, disse à Itatiaia.
‘Rolezinho’ natalino
Em Belo Horizonte, conforme a corporação, o 190 recebeu 12 mil ligações em seis horas na noite de Natal (24), além das cidades de Contagem, Betim, Ibirité, Governador Valadares, Araxá, Montes Claros, Juiz de Fora e Matias Barbosa. Mil e quinhentas motos foram apreendidas e cem suspeitos envolvidos foram conduzidos.
O que é o ‘rolezinho’?
A prática consiste em uma reunião de motociclistas para fazer manobras em vias públicas. Normalmente, os envolvidos marcam os eventos pelas redes sociais e encontram-se nas ruas e avenidas, durante as madrugadas, para empinar motos, promover buzinaços e acelerar o motor.
Quem for flagrado empinando motocicleta poderá ser autuado pela conduta, classificada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) uma infração gravíssima. Além de multa no valor de R$ 293,47, o condutor pode perder a permissão de dirigir pelo período de 2 a 8 meses.
Capital do grau
Belo Horizonte foi reconhecida, em agosto de 2022, como a capital nacional do grau, e chegou a ter um espaço destinado para a prática da modalidade. A arena grau ficava em uma área de 58.776m² na avenida Professor Clóvis Salgado, no bairro Bandeirantes, na região da Pampulha. No entanto, o convênio com a prefeitura para uso do espaço acabou e não foi renovado.
*Da Redação Itatiaia