Uma quadrilha suspeita de aplicar golpe bancário e causar prejuízo superior a R$ 20 milhões é alvo da operação Descrédito, desencadeada nesta quinta-feira (22) pela Polícia Civil em Belo Horizonte e em outras cidades de Minas.
“Até o momento, foram identificadas mais de 100 vítimas – entre pessoas físicas e jurídicas – em diversas regiões de Minas Gerais. O prejuízo total causado pelo grupo criminoso ultrapassa R$ 20 milhões”, destaca trecho da nota divulgada pela Polícia Civil.
Mais de 100 policiais civis tentam cumprir mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão. “A ofensiva mira uma organização criminosa especializada em estelionato, lavagem de dinheiro, falsificação e uso de documentos falsos”, destaca o trecho.
Ainda conforme a Polícia Civil, as investigações revelam um ‘sofisticado esquema fraudulento envolvendo o conluio de gerentes de agências bancárias, com atuação voltada à obtenção de empréstimos e movimentações ilícitas em nome de terceiros’.
A apuração teve início em setembro de 2024, no município de São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas, após uma vítima denunciar um empréstimo fraudulento contraído em seu nome.
*Por Rádio Itatiaia