Após solicitação da Prefeitura de Belo Horizonte, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) suspendeu a decisão liminar de primeira instância que determinava a interrupção do corte de 63 árvores do entorno do Mineirão para a realização da prova da etapa da Stock Car em BH.
A decisão proferida na noite desta sexta-feira (1º) é do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho. Na decisão, o magistrado afirmou que a Prefeitura recebeu autorização de instâncias legais municipais para realizar a ação, com aprovação no Conselho Municipal do Meio Ambiente, e viabilizou plantio de mais árvores do que foi determinado pelo órgão.
Após receber autorização por 10 votos a 2 do Comam, a Prefeitura de Belo Horizonte começou o corte das árvores na última quarta-feira (28). Vinte árvores foram suprimidas.
Cerca de 24 horas depois, a justiça de primeira instância acatou parcialmente um pedido de vereadores do PT e proferiu uma decisão liminar suspendendo a supressão das árvores.
Nessa sexta-feira, a prefeitura começou o plantio de 63 das 808 árvores que serão custeadas pelos organizadores da Stock Car e Minas Arena, gestora do Mineirão, como medida compensatória para a realização da prova na capital mineira.
*Da Rádio Itatiaia