Itabira foi palco de uma festa inesquecível entre os dias 20 e 23 de fevereiro, com o Pré-Carnaval Haja Amor, realizado pela Prefeitura de Itabira, por meio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). A programação tomou conta da Praça do Expedicionário, mais conhecida como praça EEMZA, no centro da cidade, oferecendo uma verdadeira celebração de música, cultura e alegria para toda a população.
Durante os quatro dias de evento, o público teve a oportunidade de se divertir com uma programação diversificada, que incluiu shows musicais de diversos estilos, proporcionando uma experiência vibrante e cheia de energia. A animação foi ainda maior com o desfile de 10 blocos de rua, que passaram pelo centro da cidade, contagiando moradores e visitantes com a tradicional folia carnavalesca.
A celebração de pré-carnaval começou na quinta-feira, com a entrega simbólica da chave da cidade pelo prefeito Marco Antônio Lage e pela superintendente da FCCDA, Vanessa Silva de Faria, ao Rei Momo, Leonardo Nunes, e à Rainha Ariane Barbosa. No mesmo dia, houve um cortejo da Banda Euterpe Itabirana, em comemoração aos 160 anos da instituição, seguido pelos blocos E Agora, Mofi? e Sambalaio, que desfilaram pelas ruas do centro com mini trios elétricos. As cores verde e rosa, do bloco E Agora, Mofi?, e vermelho, do bloco Sambalaio, deram o colorido vibrante à festa. A celebração seguiu no “Espaço Haja Amor” com shows em homenagem ao sambista Zeca Pagodinho.
Na sexta-feira, os blocos Filhos de Nandy e Bloco do Cemitério se uniram em um cortejo encantador, contagiando as ruas com muito alto astral e alegria. Mesmo com a chuva, os foliões não se deixaram abalar e seguiram o cortejo com toda a energia, além de se divertirem no Espaço Haja Amor. O encerramento do segundo dia de Pré-Carnaval ficou por conta do irreverente Bloco Beiço do Wando, que veio de Belo Horizonte para agitar a folia itabirana, transformando músicas bregas em ritmos de Carnaval, como axé, afoxé, marchinhas, samba-reggae e arrocha!
No terceiro dia de festa, a Troça da Madalena celebrou seus 10 anos de história, arrastando uma verdadeira onda roxa e amarela pelas ruas de Itabira, com muita alegria, tradição e folia. A noite foi encerrada com o Bloco da Calixto, de BH, que trouxe diversão, energia contagiante e um passeio pelos seus próprios 10 anos de história. Quem estava lá sentiu toda a potência desse desfile.
No quarto e último dia do pré-carnaval de Itabira, a folia começou cedo com o bloco Sambalaio Kids e Pedrinha que Brilha, trazendo muita brincadeira e diversão para a criançada. Foi a primeira vez que o Pré-Carnaval de Itabira contou com programação infantil. Em seguida, o Bloco Dinossauros do Rock sacudiu o público com a mistura eletrizante de rock’n’roll e Carnaval! A energia continuou com o Bloco Altamente, colorindo as ruas com suas cores laranja e azul, e resgatando as raízes percussivas mineiras e nordestinas com muito batuque envolvente. Para fechar os cortejos, o Calangodum, bateria dos estudantes da Unifei, levantou a galera com pura animação e ritmo. Para finalizar com chave de ouro, o Bloco Juventude Bronzeada, vindo direto de BH, garantiu a festa e espalhou ainda mais amor na folia.
“É com enorme alegria que vivenciamos mais um pré-carnaval de Itabira, um evento que reflete a nossa cultura, o nosso carinho pela cultura. Uma festa que tem a cara da nossa cidade, que se enche de cor, energia e muito amor. Cada bloco, cada desfile, cada show foi uma celebração da nossa tradição e da nossa união. Quero agradecer a todos os envolvidos, desde os artistas até os foliões, por fazerem desta festa um sucesso tão marcante. Itabira é feita de gente alegre, acolhedora, e o pré-carnaval é o reflexo disso. Que possamos seguir comemorando a vida e a cultura com tanto entusiasmo”, pontuou o prefeito Marco Antônio Lage.
A superintendente da FCCDA, destacou a organização do evento e o engajamento da população. “É um privilégio poder ver nossa cidade tão vibrante durante o pré-carnaval ‘Haja Amor’. Este evento seguiu a proposta de ser uma festa para todos, com uma programação diversificada que atendeu desde os pequenos até os adultos, sempre com a segurança de nossos foliões em mente. Conseguimos criar uma celebração que refletiu a alegria, a tradição e a inclusão, garantindo que todos pudessem participar de forma tranquila e divertida. Estou emocionada em ver o quanto nossa cidade se engajou, e que possamos continuar a promover momentos como esse, que celebram nossa cultura e o nosso povo”, afirmou Vanessa de Faria.
Link para as fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1-5ms1Su1hunca7S1g3EjLySVbNhjwfbs?usp=sharing
Fonte: Ascom-FCCDA