O meio-campista Robinho, de 37 anos, campeão da Copa do Brasil em 2017 e 2018 pelo Cruzeiro, revelou bastidores do vazamento do áudio do ‘fala, Zezé’, em 2019, uma das marcas do rebaixamento celeste. À época, Thiago Neves cobrou, em uma mensagem enviada ao ex-gestor do futebol do Cruzeiro, Zezé Perrella, o pagamento de parte dos salários atrasados da equipe.
O áudio foi enviado antes da partida contra o CSA, em que o Cruzeiro acabou sendo derrotado, por 1×0, em um jogo marcado por um pênalti perdido por Thiago Neves. Após a partida, a mensagem viralizou em aplicativos de bate-papo e nas redes sociais. Em entrevista ao Charla Podcast, nesta sexta-feira, Robinho, revelou bastidores da situação e o responsável por vazar o áudio.
“Nós jogamos e o Thiago errou o pênalti contra o CSA, se não me engano nós perdemos de 1×0 e aí de madrugada vazou a parada. Ele (Thiago Neves) tinha pedido acho que um dia antes do jogo pro Zezé”, disse. “Foi o Zezé (que vazou o áudio), com certeza foi o Zezé. Que mandou para uma pessoa, que mandou pra outra pessoa e viralizou”, cravou Robinho.
Após o vazamento, o ex-jogador do Cruzeiro afirmou que o elenco teve reuniões para tratar do assunto com a diretoria do clube, e alfinetou o ex-presidente da equipe. “O Zezé é tão fodido, cara, ele fala com senador, presidente da República, e nós fizemos uma reunião que o Zezé fez a gente desconfiar que o Thiago Neves tinha soltado o áudio”, contou Robinho.
Após a reunião, ele revelou que o elenco fez uma cobrança pesada a Thiago Neves. “Todo mundo chegou no vestiário e geral falou: ‘pô, Thiago, você é louco, é burro? Vai soltar uma coisa dessa”, relembrou o meio-campista. À época, Thiago Neves negou ao grupo de jogadores e chegou a mostrar o celular aos companheiros.
“E aí reunimos e o Fred falou: ‘eu que vou cobrar o Zezé, deixa que eu falo’. Chegou na reunião, o Fred não falou nada e o Zezé já deu no meio: ‘não foi eu, foi esse rapaz. E aí todo mundo olhando pro Thiago: ‘ué, Thiago, você é doido?”, detalhou o jogador. Para Robinho, Zezé Perrella conseguiu transferir a responsabilidade para Thiago Neves.
“De tão filho da mãe que ele (Zezé Perrella) era, ele inverteu uma situação que estava todo mundo puto com ele e ele reverteu e todo mundo ficou puto com o Thiago”, cravou. O episódio, na avaliação de Robinho, acabou com qualquer possibilidade do Cruzeiro em não ser rebaixado.
“Ali escreveu e assinou o rebaixamento. Quando ele (Zezé) assumiu ali (após a saída de Itair Machado) só jogou a pá de cal”, arrematou Robinho.
Relembre
A conversa entre Perrella e Neves vazou no dia 29 de novembro, após a 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, quando o Cruzeiro ainda tinha chances de escapar do rebaixamento.
Após o episódio, Abel Braga deixou a equipe celeste e Adilson Batista assumiu o time precisando vencer duas das três partidas restantes. No entanto, o Cruzeiro acabou derrotado por Vasco, Grêmio e Palmeiras, no jogo que selou a queda do Cruzeiro à Série B.
Relembre, abaixo, a mensagem vazada, que posteriormente virou uma marca do rebaixamento celeste e foi motivo de zoação de rivais.
“Fala, Zezé. Bom dia, cara. Deixa eu te falar uma coisa. Eu estou pensando aqui, sei que está difícil para vocês aí arrumarem recursos, sei que está correndo atrás, mas estou falando por mim, não falei com ninguém do time. Vê se você não consegue pelo menos pagar esses outros 60% (dos salários atrasados) antes do jogo de quinta-feira, que aí não precisa nem ter bicho, entendeu, para ganhar jogo. É uma motivação a mais para a gente, cara, acertar o salário aí. Aí você não precisa arrumar uma premiação para ganhar o jogo, porque a obrigação nossa é ganhar esse jogo. Tá louco! Se a gente não ganhar do CSA, pelo amor de Deus. Pô, faz esse esforço para a gente aí, até quinta-feira, tentar acertar esses 60% que estão atrasados do salário.”
Robinho no Cruzeiro
Contratado pelo Cruzeiro em abril de 2016, Robinho disputou 180 partidas e marcou 25 gols com a camisa azul. O meio-campista deu 32 assistências. Ele ganhou duas edições da Copa do Brasil, em 2017 e 2018, e duas do Campeonato Mineiro, em 2018 e 2019.
A passagem de Robinho pelo Cruzeiro terminou em 2020, quando o clube encerrou contratos com a maioria dos jogadores em função da crise financeira. Robinho é um dos credores do Cruzeiro na Recuperação Judicial e cobra uma dívida de quase R$ 2 milhões do clube.
*Por O Tempo