Uma gravação de música, que virou “Carnaval” no centro de Belo Horizonte, terminou com prisões, arma apreendida e a fuga do MC Saci nessa quinta-feira (1º de fevereiro). Durante o clipe, a equipe do músico jogava dinheiro para o alto pela rua Curitiba.
A movimentação anormal, flagrada pelas câmeras do Olho Vivo, chamou a atenção da Polícia Militar, já que não havia nenhum bloco de Carnaval programado para a região nessa quinta-feira. A equipe policial encontrou o grupo cercado por populares na esquina da avenida Oiapoque. Um Jeep Compass branco escoltava uma caminhonete RAM. Na caminhonete estavam diversas pessoas na carroceria, incluindo o MC, que gesticulavam, dançavam, jogavam dinheiro e mostravam armas.
Segundo a PM, a movimentação perturbava o comércio e atrapalhava o trânsito com “diversas algazarras”. “Infere-se, portanto, que acontecia um bloco de Carnaval, com dezenas de pessoas com abadás personalizados, sem autorização do poder público municipal, transvestidos de lançamento de música, articulado e organizado de forma criminosa, inclusive com armamento e objetos pró-violência”, cita o boletim de ocorrência.
Quando chegou reforço policial, as pessoas que estavam na carroceria fugiram correndo, enquanto o motorista evadiu no veículo. O boletim de ocorrência cita que o MC Saci pulou da caminhonete e correu. Foi dada voz de prisão a ele, que não obedeceu às ordens policiais e conseguiu fugir.
A caminhonete foi encontrada dentro de um estacionamento na própria avenida Oiapoque. No Jeep Compass, que dava cobertura ao evento irregular, a Polícia Militar encontrou uma mochila com revólver carregado com 21 munições, dois carregadores, faca e R$ 5.500. O motorista alegou que os objetos eram de propriedade do segurança do MC Saci.
Esse segurança voltou ao local após ser comunicado que o motorista do Compass foi preso. Com o segurança, a PM apreendeu mais dois socos ingleses. Esse homem se apresentou como atirador esportivo, mas, conforme a polícia, não foi possível verificar a documentação. O segurança e o motorista foram presos por porte ilegal de arma de fogo.
O boletim de ocorrência cita, ainda, que diversos vídeos foram postados pelo MC Saci nas redes sociais mostrando o percurso dos carros. Os vídeos, entretanto, foram removidos pelo artista horas depois. O Jeep Compass que dava cobertura ao evento irregular estava com documentação atrasada e foi rebocado. A reportagem tentou contato com a equipe de MC Saci e aguarda retorno.
O chefe do Centro de Jornalismo da Polícia Militar, tenente-coronel Flávio Santiago, destacou a importância da ocorrência. “Demonstra a importância da fiscalização da PM. Um veículo clandestino de som, sem nenhuma autorização, foi checado e encontramos arma e soco inglês”, frisou.
*Por O Tempo