Domingo, Novembro 24, 2024
InícioDESTAQUEPelo sexto mês seguido, Minas mantém saldo positivo de empregos com carteira...

Pelo sexto mês seguido, Minas mantém saldo positivo de empregos com carteira assinada

Pelo sexto mês consecutivo, Minas Gerais registrou em julho saldo positivo de empregos, com a geração de 12.353 postos formais, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. O desempenho positivo é resultado de 212.464 admissões e 200.111 desligamentos de trabalhadores no período.

Segundo a diretora de Monitoramento e Articulação de Oportunidade de Trabalho da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), Amanda Siqueira Carvalho, o bom desempenho do emprego em Minas é fruto de esforços  do Governo de Minas para a atração de novos investimentos.

“O desempenho positivo demonstra que o governo tem adotado políticas e estratégias eficazes para atrair investidores e promover o crescimento econômico do Estado. A manutenção de um saldo positivo na geração de empregos por um período prolongado é sinal de estabilidade e sustentabilidade desse crescimento. Assim, é esperado que esse desempenho produtivo se mantenha nos próximos meses”, salientou.

No comparativo com os demais estados, Minas Gerais foi o terceiro no ranking com a maior geração de empregos com carteira assinada, atrás de São Paulo (43.331) e Rio de Janeiro (12.710).  No entanto, o estado é o segundo com maior estoque de empregos formais (4.627.460), perdendo apenas para São Paulo.

Numa análise setorial, todos os grandes grupamentos econômicos registraram desempenho positivo ao longo do mês de referência. O setor de serviços liderou,  com a geração de 5.074 postos de trabalho, seguido por agropecuária (1.981), construção (1.970), comércio (1.863) e indústria (1.465).

Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais são os que apresentaram maior saldo no mês de julho, com 6.149 empregos gerados. Sobre o perfil dos empregados, maior volume de contratações ocorreu entre  homens de 18 a 24 anos, com ensino médio completo. No que se refere aos resultados parciais de 2023, o setor de serviços foi o que apresentou maior crescimento.

No acumulado de janeiro a julho, foram gerados 156.238 postos de empregos com carteira assinada em Minas, resultado de 1.567.862 admissões e 1.411.624 desligamentos.

*Com Agência Minas

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS POPULARES