A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu um homem, de 22 anos, suspeito de liderar uma organização criminosa com atuação no tráfico de drogas e em homicídios na capital. A prisão ocorreu no bairro Palmeiras, região Oeste, onde o investigado se escondia há três anos para evitar a ação policial.
As investigações, conduzidas pela 2ª Delegacia de Polícia do Barreiro, se intensificaram nos últimos seis meses, visando reprimir o tráfico de drogas e crimes correlatos.
Durante a operação, realizada na terça-feira (25/3), os policiais apreenderam 38 barras de maconha, porções de crack, cinco balanças de precisão, 25 munições calibre 9mm, um carregador alongado do mesmo calibre, além de uma televisão e um celular destruído pelo investigado antes da abordagem.
Atuação criminosa
A delegada regional Gislaine de Oliveira Rios Xavier destacou que o alvo já era monitorado há anos: “Ele não só traficava no Morro das Pedras, mas também guardava drogas e se escondia no Barreiro. Em 2022, ele foi mandante de um homicídio motivado por disputa de território dentro da mercancia ilegal”.
O delegado Túlio Leno Góes Silva, responsável pela investigação, reforçou a importância da prisão para a segurança da região. “Nosso foco é desarticular as lideranças do tráfico, pois sabemos que quando um criminoso na ponta é preso, logo é substituído. Esse indivíduo era um elo forte da organização criminosa”, ressaltou.
As investigações indicam que o suspeito assumiu o comando do tráfico após a morte do pai, que também era envolvido no crime. “Ele liderava as operações e sua família já atuava no tráfico há anos. A prisão é um grande avanço para enfraquecer essa rede criminosa”, concluiu a delegada regional.
O investigado foi encaminhado ao sistema prisional, e as investigações continuam para identificar outros envolvidos no esquema criminoso.
Fonte: Ascom-PCMG