Quinta-feira, Novembro 21, 2024
InícioBRASILOposição quer impeachment de Lula após declaração sobre Israel

Oposição quer impeachment de Lula após declaração sobre Israel

Deputados de oposição ao governo Lula afirmaram neste domingo (18) estarem colhendo assinaturas para um pedido de impeachment contra o presidente por conta de uma declaração em que o petista comparou as ações de Israel em Gaza ao Holocausto.

A alegação é de que o presidente teria cometido crime de responsabilidade com base no artigo 5º da Lei 1079/1950, que diz que são crimes de responsabilidade contra a existência política da União quem “cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade”.

De acordo com a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), mais de 30 deputados se comprometeram a assinar o pedido.

“A oposição apresentará pedido de impeachment por essa bestialidade”, afirmou o deputado Carlos Jordy (PL-RJ);

Lula compara ação de Israel em Gaza a Holocausto

A declaração de Lula foi dada no último dia de agenda do presidente na Etiópia. Ele foi questionado sobre o assunto em uma coletiva de imprensa.

“Sabe, o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”, afirmou o presidente na ocasião.

A viagem de Lula à África foi marcada por uma série de declarações fortes sobre o conflito no Oriente Médio. Ao lado do presidente do Egito, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi, o presidente defendeu um cessar-fogo no conflito e disse que o governo brasileiro faria aportes na agência da ONU para Refugiados da Palestina após países ricos cortarem o financiamento da organização.

Lula também condenou Israel por estar “matando mulheres e crianças” e também criticou o papel da ONU no conflito ao defender, novamente uma reforma no Conselho de Segurança.

Oficialmente, a posição brasileira sobre o conflito na Faixa de Gaza inclui a defesa de um cessar-fogo imediato e a libertação, por parte do Hamas, dos reféns que foram sequestrados em outubro, em Israel. O governo brasileiro entende que a única solução possível na região é a criação de um estado palestino.

Crise diplomática com Israel

A declaração de Lula provocou uma crise diplomática com o governo israelense. O primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu, disse que Lula “cruzou uma linha vermelha” em suas declarações mais recentes, e que “as palavras do presidente do Brasil são vergonhosas e graves”. Segundo Netanyahu, trata-se de banalizar o Holocausto e de tentar prejudicar o povo judeu e o direito de Israel se defender”.

“Comparar Israel ao Holocausto nazista e a Hitler é ultrapassar uma linha vermelha. Israel luta para sua defesa e segurança futura até a vitória absoluta, fazendo isso enquanto observa o direito internacional”, defendeu-se Netanyahu.

Além da publicação na rede social, o primeiro-ministro israelense ainda convocou o embaixador brasileiro para uma conversa “dura” sobre o assunto.

*Por Rádio Itatiaia

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS POPULARES