Operação realizada pela Polícia Civil de Minas Gerais resultou na prisão de 13 pessoas e na apreensão de drogas, dinheiro e celulares em Pouso Alegre. Durante a ação, duas organizações criminosas, especializadas no tráfico de entorpecentes, foram desarticuladas. Entre os presos, estão líderes e membros de destaque nos grupos criminosos alvo da operação. As investigações tiveram início em 2022, após a prisão em flagrante de um integrante de uma das associações criminosas.
Com o avanço das apurações, a PCMG identificou dois grupos: um especializado no comércio atacadista e outro no comércio varejista de drogas. Com base nos elementos obtidos, a polícia representou à Justiça por medidas cautelares contra os suspeitos. Na operação, foram cumpridos 11 mandados de prisão preventiva, com detidos de idades entre 19 e 43 anos. Além disso, duas mulheres, de 22 e 47 anos, foram flagradas e presas por tráfico de drogas. Também foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão.
Segundo a polícia, o chefe da organização criminosa especializada no comércio atacadista de entorpecentes é considerado um dos maiores traficantes da região. Por esse motivo, o Poder Judiciário determinou o seu isolamento no sistema prisional. A operação, batizada de Lockdown, ocorreu nesta quarta-feira (4) e resultou na apreensão de drogas, celulares, R$ 17,5 mil em dinheiro, anotações contábeis relacionadas ao tráfico e cinco veículos.
*Por Rádio Itatiaia