A população mineira vai contar com uma importante ferramenta para pedir ajuda em situações de emergência. Em parceria com as polícias Militar, Civil e o Corpo de Bombeiros, o Governo do Estado lançou nesta quarta-feira (29) um sistema de atendimento virtual que vai acionar as forças de segurança por meio de mensagens.
A nova ferramenta permite que pessoas em situação de emergência peçam por socorro através de um chat online com os militares e agentes e, futuramente, até por videochamada. O novo sistema também amplia os serviços para surdos e mudos. A ferramenta é pioneira no país.
Até então, as chamadas telefônicas eram o único modo disponível. As ligações para o 190 (Polícia Militar), 197 (Polícia Civil) e 193 (Bombeiros) não serão extintas e continuam em operação.
“A pessoa poderá mandar uma mensagem e através desta mensagem nós teremos condições de tomar as medidas. Muitas vezes alguém que está em perigo não pode falar mas tem condições de escrever e enviar fotos. Então é um passo muito importante para a segurança do mineiro”.
Outra vantagem da ferramenta é a utilização de geolocalização, ou seja, o solicitante informa o local da ocorrência, que logo é identificado pelo policial ou bombeiro.
Por enquanto, o sistema está em funcionamento apenas em Lagoa Santa, por um período de teste por 30 dias, mas em breve será expandido para Belo Horizonte e nove cidades da região metropolitana: Betim, Confins, Contagem, Nova Lima, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano.
O serviço de atendimento virtual pode ser acionado no site www.emergencia.mg.gov.br, pelo aplicativo de serviços do Governo de Minas – MG App e pelo aplicativo de mensagens Telegram.
*Por Portal Hoje em Dia