A participação das mulheres no setor da mineração no Brasil tem apresentado crescimento nos últimos anos, refletindo esforços contínuos para promover a diversidade e a inclusão em uma área historicamente dominada por homens. Dados publicados pelo Relatório de Indicadores 2024 do Women In Mining Brasil (WIM Brasil) apontam que 23% do corpo funcional do setor mineral é composto por mulheres. Este número é crescente, aumentou dois pontos comparado a 2023.
Também é possível observar o avanço da representatividade feminina em times executivos. Com 13% em 2023, a participação de mulheres no grupo de alta liderança, responsável pela execução das estratégias corporativas, subiu para 30% em 2024.
Por outro lado, a promoção de mulheres em todos os níveis caiu de 2023 para 2024, e a participação feminina em conselhos administrativos também. Isso demonstra que, apesar do avanço, ainda há desafios a serem superados.
Em linha a esse movimento, a Anglo American estabeleceu metas ambiciosas para ampliar a presença feminina em suas operações. Até 2030, a empresa pretende atingir 40% de representatividade feminina em posições de diretoria, gerência executiva, gerência e consultoria.
Além disso, localmente, a meta é aumentar a presença de mulheres em posições de coordenação e especialista, com um crescimento projetado de 2 pontos percentuais anualmente até 2028.
Nos últimos quatro anos, a representatividade de mulheres nos cargos de alta e média liderança já saltou de 21,6% para 30,4%, mantendo um ritmo médio de crescimento anual de 2%.
Inclusive, em novembro do ano passado, a presidente da Anglo American no Brasil, Ana Sanches, foi reconhecida como uma das 100 mulheres inspiradoras na mineração global, em um evento realizado em Londres, pela Women in Mining UK, organização sem fins lucrativos, dedicada a promover o avanço das mulheres no setor mineral.
Desenvolvimento de mulheres
Uma das iniciativas de destaque da Anglo American é o Programa de Desenvolvimento de Mulheres, aplicado tanto internamente, para suas profissionais, quanto externamente, por meio de cursos de formação de mão de obra oferecidos para mulheres nas comunidades anfitriãs.
O objetivo é acelerar a evolução da representatividade feminina e fomentar um movimento de sororidade na mineração.
O programa consiste na troca de experiências e no compartilhamento de conhecimentos sobre temas como autoconhecimento, protagonismo de carreira, crenças limitantes, violência contra a mulher e empoderamento feminino.
Além disso, as participantes são incentivadas a se posicionarem diante dos desafios do ambiente de trabalho. Desde sua criação, em 2020, cerca de 350 mulheres já participaram da iniciativa.
Aceleração de carreira
A Anglo American também promove ações intencionais para Aceleração de Carreira da Presença da Liderança Feminina para Mulheres Gerentes e Diretoras, que está sendo estendido para coordenadores e especialistas em 2025. Dentre as ações, serão realizadas mentorias internas entre gerentes mulheres e mulheres em outros níveis.
Ações de acolhimento
A empresa ainda adota medidas para garantir melhores condições para as mulheres em seu ambiente de trabalho. Entre as ações de acolhimento, estão: uniformes inclusivos; salas de amamentação nas operações e escritórios; e a implementação de licenças que suportam os cuidados familiares, como extensão da licença maternidade e paternidade, e licença de até 21 dias no ano para cuidados especiais de familiares.
Com o compromisso de consolidar um ambiente corporativo mais inclusivo, a Anglo American realiza capacitações, rodas de conversa, campanhas e sessões de letramento para toda a equipe, além do treinamento de liderança inclusiva, garantindo um espaço de trabalho equitativo e acolhedor.
As iniciativas da Anglo American se baseiam em diretrizes globais, seguindo políticas estruturadas de inclusão e diversidade, cuidados familiares, combate à violência doméstica e prevenção ao bullying, assédio e retaliação. Essas iniciativas reforçam o compromisso da empresa com a equidade de gênero e a construção de um setor mineral cada vez mais inclusivo.
Histórias inspiradoras
Dar visibilidade a histórias inspiradoras também é uma forma que a empresa encontrou para fomentar a inclusão e diversidade. Uma delas, é a da analista de Gestão de Contratadas, Silmara Freitas, que atua na empresa há 11 anos, em Conceição do Mato Dentro (MG). Ela está na Anglo American desde o período de implantação do Sistema Minas-Rio na cidade e começou a carreira como assistente de Recursos Humanos.
Atualmente, sua função é acompanhar a evolução dos contratos das empresas terceirizadas. “Estou muito feliz, porque é uma oportunidade de mudança na minha
vida. Eu trabalhei durante dez anos no RH Trabalhista, aprendi muito e agora estou entrando em uma nova etapa da minha vida. Eu me sinto satisfeita, mas a gente sempre que um pouco mais, né? A gente quer sempre inovar, acompanhar todas as atualidades”, revela.
Silmara ressalta que está sempre em busca de inovar porque quer contribuir com a empresa e com as pessoas de modo geral. “Eu sou muito feliz na Anglo American. Além de aprender e compartilhar conhecimento com as pessoas, tudo isso que estou vivendo aqui vai além da empresa: vou levar para a vida. Isso faz com que eu queira cada vez mais continuar aqui, aprendendo, compartilhando, e mudando minha vida também”, diz.
https://brasil.angloamerican.com/
*Conteúdo produzido pelo OT360 e de inteira responsabilidade do anunciante