“Muito feliz em conquistar este resultado que mostra que todo o esforço valeu a pena”. Júlia Mendes, de 17 anos, está entre as pessoas que conquistaram a nota máxima em matemática (958) no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Estudante do Colégio Bernoulli, em Belo Horizonte, a jovem deixou a família em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, com objetivo de se preparar para conquistar uma boa nota na prova e, assim, conseguir a aprovação para o curso de medicina.
A preparação para o Enem foi pautada na realização de simulados e um cuidado especial com a saúde mental. “Além da base forte teórica, eu praticava com os exercícios para ver como o conteúdo era cobrado nas provas. Eu passava as tardes na escola, mas não fazia muitas horas de estudo. Focava mais na qualidade do que na quantidade. Cuidei também do físico e do emocional para chegar bem nos dias do exame”.
Patos de Minas está a 457 km de distância da capital mineira. Ficar longe dos parentes foi uma das partes mais difíceis na preparação para o Enem. “Mesmo longe, minha família esteve superpresente. É desafiador vir para BH sem conhecer ninguém. Digo que isso é até mais desafiador do que estudar para as provas. O emocional fica muito fragilizado”, comentou.
Consultar a nota do Enem, conforme Júlia definiu, “é uma tortura psicológica”, ainda mais com as instabilidades do sistema devido ao alto acesso. No entanto, tudo ficou mais tranquilo ao ver o resultado. A estudante tirou 980 pontos na redação e teve como média geral 829,38. “Foi bem emocionante. Eu e minha família ficamos alegres, pois a distância que ficamos uns dos outros teve resultado”.
Agora, o sonho de Júlia é conseguir a aprovação para cursar medicina. “Escolhi esta área não só pela estabilidade da carreira, mas por acreditar que vou cumprir a missão de ajudar as pessoas na área da saúde. Quero ter um olhar mais humano para os pacientes e contribuir com a sociedade em geral”, finalizou.
Nota do Enem
Veja as notas:
- Linguagens, códigos e suas tecnologias – Mínima: 287 – Média: 516,2 – Máxima: 820,8
- Ciências humanas e suas tecnologias – Mínima: 289,9 – Média: 522 – Máxima: 823
- Ciências da natureza e suas tecnologias – Mínima: 314,4 – Média: 497,4 – Máxima: 868,4
- Matemática e suas tecnologias – Mínima: 319,8 – Média: 534,9 – Máxima: 958,6
- Redação – Mínima: 40 – Média: 641,6 – Máxima: 1000
*Por O Tempo