Quinta-feira, Novembro 21, 2024
InícioDESTAQUEMinas em chamas: bombeiros combatem incêndios em 13 unidades de conservação

Minas em chamas: bombeiros combatem incêndios em 13 unidades de conservação

O trabalho de combate a incêndios do Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais (CBMMG) continua neste domingo (15). Os militares tentam controlar o fogo em 13 unidades de conservação pelo estado. São elas:

  1. Parque Estadual Serra do Brigadeiro – em Araponga, na Zona da Mata Mineira;
  2. Parque Estadual do Pau Furado – em Uberlândia, no Triângulo Mineiro;
  3. Parque Estadual Serra do Papagaio – em Baependi, no Sul de Minas;
  4. Morro D’água Quentes Catas Altas – em Catas Altas, na região Central de Minas;
  5. RPPN Santuário do Caraça – em Catas Altas, na região Central de Minas;
  6. Parque Estadual Ibitipoca – em Lima Duarte, na Zona da Mata Mineira;
  7. MONAE Serra da Piedade – em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte;
  8. Parque Estadual Serra do Cabral – em Buenópolis, na região Centro-Norte;
  9. Parque Estadual Serra da Mantiqueira – em Lima Duarte, na Zona da Mata Mineira;
  10. Área de Amortecimento do Parque Estadual de Paracatu – em Paracatu, no Noroeste de Minas;
  11. Monumento Natural Estadual Santo Antônio – em Matozinhos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte;
  12. Área de Preservação Ambiental Estadual Alto do Mucuri – em Malacacheta, no Vale do Mucuri;
  13. Monumento Natural Estadual da Serra da Moeda – em Moeda, na região Central de Minas.

No Parque Estadual Serra do Brigadeiro, os bombeiros entraram no 14º dia de operações de combate aos incêndios florestais. Os militares realizaram um sobrevoo para fazer o dimensionamento dos focos. O satélite não acusou novos pontos de calor no interior da unidade de conservação.

Equipes terrestres foram enviadas a região do pico de Matipó Grande, próximo à Fazenda Vista do Brigadeiro, para o combate a um foco de incêndio no local. Participam da operação 18 bombeiros, três brigadistas e cinco viaturas.

No Parque Estadual Serra do Papagaio, os militares já atuam há oito dias no combate ao fogo. Neste domingo (15), foi registrado um novo foco de incêndio na região dos Garcias, em Aiuruoca, na outra extremidade do parque. Equipes também foram enviadas para o combate ao fogo nas regiões do Pinheiral e Vale dos Garcias.

Também foi realizado o sobrevoo do parque para a identificação do local das chamas. Participam da operação 16 bombeiros, sete policiais militares, 10 brigadistas, uma aeronave e sete viaturas.

No Morro D’Água Quente Catas Altas, uma equipe de militares foi deslocada para as proximidades de um paiol de explosivos, que está na linha do fogo. Caso haja a aproximação do foco, os bombeiros afirmam que os materiais serão removidos. Atuam no local quatro bombeiros, 11 brigadistas, duas aeronaves e nove viaturas.

No Santuário do Caraça, o Corpo de Bombeiros chegou ao 5º dia de combate. Os focos de incêndio foram identificados durante um sobrevoo da área, e equipes enviadas ao local afetado. Atuam no local, nove militares, quatro brigadistas, uma aeronave e seis viaturas.

Em Ibitipoca, está sendo verificado a ocorrência de um possível foco de incêndio subterrâneo. Os militares do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais foram divididos em duas equipes para atuar na região. Fazem parte da equipe 10 militares, com o apoio de duas viaturas.

Na Serra da Piedade, já é o 5º dia de trabalho de combate ao fogo. Neste domingo, os militares atuam no último foco do incêndio na região para evitar a propagação. Participam da operação quatro bombeiros, 12 brigadistas e três viaturas.

Parque Estadual Serra do Cabral entrou no terceiro dia de combate aos incêndios florestais. Na unidade de conservação há uma linha de fogo, de aproximadamente 500 metros, sendo combatida diretamente com uso de abafadores, bombas costais e soprador. Quatro bombeiros, oito brigadistas e duas viaturas atuam no local.

No Parque Estadual Serra da Mantiqueira, os bombeiros entraram no quarto dia de trabalho. Neste domingo, houve um combate direto aos focos de incêndios que atingiram um bambuzal e um eucaliptal próximo à estrada. Os militares também começaram a limpar e alargar uma estrada na região. A operação conta com 12 bombeiros, cinco brigadistas, uma aeronave e cinco viaturas.

Na Área de Amortecimento do Parque Estadual de Paracatu, os militares estudaram a área com o auxílio de um drone e, em seguida, começaram a operação de combate ao fogo. Três equipes foram enviadas pra combater as chamas que se aproxima dos limites do parque. A cabeça principal do incêndio avança no sentido sudoeste (lateral ao parque), conforme a direção do vento. Nove bombeiros, 8 brigadistas e seis viaturas estão no local.

No Monumento Natural Estadual Santo Antônio, o Corpo de Bombeiros entrou no 11º dia de operação. O fogo já está debelado na unidade de preservação, mas o militares ainda fazem o monitoramento da área para a prevenção de novos focos de incêndio. Já há a desmobilização dos militares da região.

No Parque Estadual do Pau FuradoAPA Estadual Alto do Mucuri e Monumento Natural Estadual da Serra da Moeda, os bombeiros atuam em focos de incêndios ativos, mas ainda não há maiores informações.

*Por Rádio Itatiaia

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS POPULARES