Depois de confirmar o cancelamento da realização dos shows do Sorriso Maroto e da cantora Ana Castela no gramado do Mineirão, o estádio também deixará de receber o ‘Vintage is a Festival”, atração de música eletrônica que tem o DJ Vintage Culture como um dos principais destaques. O evento está marcado para o dia 21 de outubro, mas ocorrerá no MegaSpace, em Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, e não mais no gramado do gigante da Pampulha.
Por causa do calendário de jogos, a Minas Arena, concessionária que administra o estádio, alegou que não pode manter a data reservada e a produtora OTM Produções decidiu, então, retirar o evento do gramado do Mineirão. A data, no entanto, foi mantida.
A distância entre os dois locais é de 20 km. De carro, o trajeto pode demorar entre 30 e 45 minutos, dependendo do horário e do trânsito no dia. De ônibus, o trajeto dificilmente pode ser feito em menos de 1 hora.
A reportagem entrou em contato com a Minas Arena, que informou que após alinhamento com os clubes, a agenda de eventos precisou ser ajustada.
“Apenas dois eventos estão confirmados para o espaço interno no segundo semestre, em 29 de julho e 8 de novembro, o que permitirá a recuperação do gramado para a sequência da temporada”, diz a concessionária em nota enviada à reportagem.
‘Vintage is a Festival’
Com grandes estruturas de som e luz e atraindo milhares de fãs, o “Vintage is a Festival” passou recentemente pelo Rio de Janeiro. No dia 17 de junho, a atração do DJ e produtor foi realizada na Praça da Apoteose, que faz parte do complexo do Sambódromo da Marquês de Sapucaí, local onde ocorrem os tradicionais desfiles das escolas de samba.
Além da capital mineira, o festival ainda passará por mais duas capitais: Porto Alegre (30/9) e São Paulo (9/12).
Como revelou reportagem da Itatiaia no dia 22 de junho, a concessionária que administra o estádio decidiu rever o calendário de eventos nos próximos meses após pressão dos clubes de futebol e pedidos de esclarecimentos por parte do Governo de Minas. As principais reclamações estão relacionadas à deterioração do gramado após a realização de shows e o grande número de eventos no estádio – que limitavam o número de partidas de futebol aos fins de semana.
Os produtores anteciparam que shows com lotação acima de 30 mil pessoas podem ser transferidos para o ExpoMinas, na região Oeste da capital mineira, e para o Mega Space, em Santa Luzia, na Grande BH.
Entre os locais preferidos dos produtores para abrigar os eventos de pequena e média capacidade, com público entre 7 mil e 15.000 pessoas, estão o Parque Ecológico da Pampulha e o espaço Star 415, uma nova área de eventos que fica no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, também na Grande BH.
Grupo Sorriso Maroto (Transferido para Santa Luzia)
Marcado para 22 de julho, o show “Só as Antigas”, da banda de pagode Sorriso Maroto estava previsto para acontecer no gramado do Mineirão, mas foi transferido para o Mega Space, em Santa Luzia na região metropolitana de Belo Horizonte.
Os artistas chegaram a vir a Belo Horizonte para conhecer as instalações do Mineirão, que receberia uma versão “premium” da apresentação do grupo. No entanto, com a proximidade do segundo semestre, a S4 Entretenimento foi procurada pela Minas Arena e informada que o show não poderia mais ser realizado no gramado do Gigante da Pampulha.
Por causa das dimensões, a empresa não quis manter o evento na esplanada do estádio. Para não cancelar a atração e prejudicar os fãs, a produtora transferiu o evento para o Mega Space, área de shows que fica em Santa Luzia, na grande Belo Horizonte. Apesar da mudança de localização, os empresários garantem que o evento continua registrando boas vendas de ingressos. Há possibilidade, inclusive, de lotação máxima. O show não sofreu alteração de data e está mantido para o dia 22 de Julho.
Tardezinha, de Thiaguinho (Mantido no Gramado do Mineirão)
O evento Tardezinha, do cantor de pagode Thiaguinho, é uma das poucas exceções e está mantido para o gramado do gigante da Pampulha. As tratativas foram longas para tomada de decisão de manutenção do show no gigante da Pampulha.
No comunicado, as partes afirmam que chegaram a um acordo para a realização do espetáculo, e que definiram parâmetros para a manutenção do gramado.
“O Mineirão e a naSala, produtora responsável pela realização do evento Tardezinha, dia 29 de julho, em Belo Horizonte, informam que o mesmo está mantido no gramado. Preservando o diálogo aberto e propositivo, as partes definiram rígidos parâmetros para a manutenção do gramado, chegando a um acordo de realização segura e íntegra, tanto para o evento musical, quanto para os jogos previstos no estádio”.
Ana Castela, Gustavo Mioto e Kvsh (Transferido para Nova Lima)
O evento que reunirá Ana Castela, Gustavo Mioto e DJ Kvsh no dia 5 de agosto já foi transferido do gramado do Mineirão para o espaço de eventos Star 415, em Nova Lima, na região metropolitana.
Revelação do estilo chamado de agronejo, uma derivação mais moderna do sertanejo, a cantora Ana Castela teve a apresentação comprometida pelas mudanças promovidas pela Minas Arena. À Itatiaia, a produtora Nenety Eventos confirmou que foi procurada pela administradora do Mineirão e informada que os shows não poderiam mais ser realizados no gramado do estádio.
A Nenety precisou transferir as apresentações da artista, do cantor Gustavo Mioto e do DJ Kvsh para Nova Lima.
Roger Waters – 8 de novembro (Mantido no Gramado do Mineirão)
Com mais uma passagem por Belo Horizonte marcada para 8 de novembro, Roger Waters é um dos poucos artistas que terá mantida sua apresentação para o gramado do Mineirão. O baixista do lendário grupo de rock progressivo, Pink Floyd, deve reunir cerca de 60 mil pessoas, espalhadas entre a arquibancada e o gramado do estádio.
*Da Redação Itatiaia