Um dos motoristas envolvidos no grave acidente que interditou os dois sentidos da BR-040 na manhã desta sexta-feira (24) registrou o local minutos após o incidente e agradeceu pelo ‘livramento’ após nenhum dos passageiros se ferir.
No vídeo, o homem agradece por estar bem e mostra o estrago causado pela batida entre as carretas. Ele conversa com outros motoristas e com agentes presentes no local, mostrando preocupação com as outras pessoas envolvidas no acidente. A informação é que seis veículos estavam envolvidos, sendo três de carga. Veja o momento:
“Deus é bom demais, todo mundo bem, acho que ninguém se feriu. Foi só o susto mesmo, foi a proteção de Deus, gente”, afirma ainda assustado.
Local perigoso
O trecho conhecido como Pires é considerado o mais perigoso. Foi justamente neste local que, no dia 6 deste mês, três pessoas morreram em um acidente entre duas carretas carregadas com minério e um carro. A pista estava fechada em razão de obras. O carro e a primeira carreta pararam. Na sequência, a segunda carreta atingiu a traseira da primeira, que foi jogada para cima do carro de passeio. Três das quatro vítimas estavam no carro.
Dois homens morreram na hora e o terceiro foi socorrido e levado em estado grave para um hospital da cidade de Conselheiro Lafaiete, região Central do estado. A quarta vítima é o motorista da segunda carreta, que bateu na traseira do primeiro veículo de carga.
Cabine arrancada
A cabine de uma carreta envolvida na batida foi arrancada com a força do impacto. Vídeos enviados à Itatiaia mostram o cenário de destruição no KM 604. Não há previsão para liberação da rodovia.
“O motorista está consciente, conversando, falando o nome. Ele está deitado, mas a cabine está fora do chassi”, diz uma pessoa enquanto filma o local.
Mobilização
Preocupados com a situação, prefeitos de cidades que ficam no entorno da BR-040 elaboram uma proposta para tirar as carretas com minério da rodovia.
O entendimento é que a passagem desses veículos de carga pela BR-040 e pela BR-356 contribui para aumentar o índice de acidentes.
Veja imagens do acidente
*Com informações de Rômulo Ávila e Fabiano Frade/Itatiaia