A 5ª turma do Curso de Capacitação Profissional em Costura, Artesanato Sustentável e Lingerie “Faça e Venda” contou com a participação de 70 formandos. O Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade ficou lotado durante a cerimônia de formatura. Os formandos, agora são profissionais, prontos para o mercado de trabalho.
O evento realizado nesta terça-feira (06), foi cercado de emoção e contentamento. Durante a solenidade acompanhada por familiares e autoridades, os profissionais receberam com alegria o certificado que os capacita para atuarem em confecção de roupas e lingerie. Foram cinco meses de curso dedicado a um trabalho capaz de transformar a vida e a realidade de itabiranos e itabiranas.
O prefeito Marco Antônio Lage, lembrou da funcionalidade da fábrica social para gerar renda para as famílias e ainda, movimentar a economia sustentável. “Cada vez mais queremos investir em fábricas sociais, porque temos uma experiência muito importante aqui. As fábricas sociais possibilitam a produção para empresas, para a prefeitura e conseguimos ativar uma economia circular na cidade”, enfatizou o prefeito.Segundo o presidente do Instituto ITI, Rodrigo Bernardes, a transformação social é o principal objetivo do instituto, que atua no município há 10 anos com ações que colaboram para o crescimento pessoal e profissional de muitas pessoas. “Este é um momento de concretização, momento de realização, que vocês tanto almejaram. Eu estou muito feliz de resgatar esse sonho que vocês tem de aprender a costurar, de completar e gerar renda, de mudar a realidade da família através da costura. E hoje já temos várias alunas aqui que estão empregadas, trabalhando em casa e empreendendo”, citou o presidente do Instituto.
Um momento esperado e emocionante foi o depoimento da oradora da turma, Beth Santana. A costureira contou um pouco da sua trajetória e como o curso foi importante para que ela mudasse o rumo da sua vida pessoal e profissional. “Me sinto honrada, o curso nos deu asas para que criássemos peças que hoje fazem parte do nosso guarda-roupa e que exibimos com orgulho. Agradeço o prefeito, o senhor não tem noção o que isso proporciona na vida das pessoas”, disse a profissional com lágrimas nos olhos.
Curso de capacitação “Faça e Venda”
O curso, em uma década de atuação em Itabira, já capacitou cerca de 500 profissionais. Atualmente, 60 pessoas atuam como profissionais auxiliando a formação de novas costureiras. Todas passaram pelo ITI e agora têm a oportunidade de ter um emprego formal, com geração de renda e dignidade.Uma nova turma com 120 alunos já iniciou o aprendizado, no final de agosto. A iniciativa capacita pessoas em vulnerabilidade social, ingressos em planos assistenciais do governo.
Fonte: Ascom-PMI