A Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) concedeu licença ambiental para a implantação e operação do Terminal Ferroviário de Bação (TFB), em Itabirito, na Região Central de Minas Gerais.
A autorização foi aprovada na última segunda-feira (10). O projeto estava sob análise das autoridades estaduais desde 2019.
O objetivo da operação do terminal ferroviário é facilitar o escoamento da produção mineral na região do distrito de São Gonçalo do Bação e conectá-lo à Ferrovia MRS Logística.
Redução de tráfego de caminhões e carretas na BR-040
O setor minerário prevê que a implantação do terminal promova a redução do tráfego de caminhões e carretas na BR-040 e no Anel Rodoviário de Belo Horizonte e promova melhorias na estrada municipal que liga o distrito à BR-040.
Além disso, a empresa cita a redução na emissão de CO₂ como um benefício da operação da ferrovia e a redução ao invés da utilização do modal rodoviário.
Como contrapartida, o TFB vai promover iniciativas sociais e de educação ambiental para os moradores da região, além de fortalecer a economia local com a geração de empregos.
*Por Rádio Itatiaia