Quinta-feira, Novembro 21, 2024
InícioDESTAQUEKinross investe cerca de US$ 30 milhões na mina de ouro em...

Kinross investe cerca de US$ 30 milhões na mina de ouro em Paracatu (MG)

A Kinross, com operação na mina Morro do Ouro, em Paracatu, no Noroeste de Minas Gerais, celebrou no Palácio das Mangabeiras, em Belo Horizonte, os 30 anos da Kinross Gold Corporation, que tem sede em Toronto, no Canadá; e a presença há 18 anos no Brasil, onde possui operação em Paracatu desde 2005.

A mineradora produziu, em 2022 o total de 577,4 mil onças (koz), equivalente a 17,9 toneladas de ouro, que correspondeu a 22% da produção nacional desse metal.

Para este ano, Gilberto Azevedo, presidente da Kinross, prevê que a produção se mantenha estável em relação ao ano passado.

Investimentos

A única operação da Kinross no Brasil é em Paracatu (MG).

São 6.555 empregados diretos e indiretos.

Gilberto Azevedo, presidente da Kinross, conta que a mineradora está implantando o Projeto Gravity, que tem por objetivo aumentar a recuperação global de ouro no processo por meio da instalação de concentradores Knelson para recuperação de ouro gravítico na carga circulante do circuito de moagem das Plantas 1 e 2 da Kinross.

Produção

Com os novos investimentos, a previsão da Kinross é aumentar a produção em 20 mil onças de ouro (koz) por ano em Paracatu (MG).

Para alcançar esse resultado, serão instalados cinco novos concentradores centrífugos e um reator de lixiviação intensiva, a partir do investimento de aproximadamente U$S 30 milhões.

Esse novo circuito de recuperação já está sendo implantado e tem previsão de funcionamento pleno no segundo trimestre de 2024.

Minas especial

Em seu discurso nas comemorações dos 30 anos da Kinross, Gilberto Azevedo disse que Minas Gerais é um lugar que acolhe.

Nascido em Poções, na Bahia, e há mais de 12 anos em Minas, Gilberto veio estudar engenharia em Ouro Preto e conta que foi muito bem recebido.

“Minas recebeu bem a nossa empresa e somos muito gratos. Paracatu é uma cidade especial de povo acolhedor, povo bom. Uma das cidades que mais crescem em Minas. Nos últimos 10 anos, ela saiu da posição de número 67 para trigésimo terceiro lugar em termos de PIB. É uma cidade que tem uma história de associativismo, é uma cidade forte em termos de cultura, o agronegócio cresce muito lá”, comemorou o presidente da Kinross.

*Por O Tempo

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS POPULARES