Quinta-feira, Novembro 21, 2024
InícioITABIRAJustiça condena Vale a reparar danos causados aos atingidos por barragens em...

Justiça condena Vale a reparar danos causados aos atingidos por barragens em Itabira

Uma decisão judicial proferida em Ação Civil Pública (ACP) proposta pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) reconheceu que houve danos morais e patrimoniais a moradores de Itabira, na região Central, provocados pela elevação do risco de rompimento e por obras de reforço e descomissionamento de barragens de mineração e diques do Sistema Pontal, pertencentes à mineradora Vale.

Conforme a decisão, a empresa terá de reparar os danos, custear uma entidade para cadastrar as pessoas atingidas e definir ações e parâmetros para a reparação integral.

A mineradora foi condenada a “reparar os danos morais já ocorridos, individualmente considerados; os danos patrimoniais já ocorridos e previstos, coletivos e individualmente considerados, garantindo aos atingidos que precisarão ser removidos, no mínimo, a possibilidade de reassentamento, a compra de novo imóvel similar, à escolha do atingido, ou a entrega do valor para compra de novo imóvel pelo próprio removido; dano moral coletivo e social; e danos ao sistema de saúde municipal”, informou o MPMG.

Na ação, são apresentadas como causas dos danos a elevação do nível de emergência, com risco de rompimento, dos diques Minervino e Cordão Nova Vista, e as obras de reforço e de descaracterização. Pelo menos quatro bairros estão abaixo das estruturas.

No documento, ainda são apontadas a falta de informações adequadas para a população, além da remoção de pessoas sem a observância de parâmetros importantes.

A reportagem entrou em contato com a Vale e aguarda posicionamento.

*Por O Tempo

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS POPULARES