Na tarde desta quarta-feira (4), o prefeito Marco Antônio Lage recebeu no gabinete da Prefeitura de Itabira representantes da Mostra de Artes Públicas (Mapa), festival que vai movimentar a cidade entre os dias 10 e 15 de outubro. O encontro foi também uma oportunidade do governo conhecer os grandes parceiros deste festival, que são os proprietários das áreas externas de prédios, denominadas como empenas, e dos muros disponibilizados para ganharem vida com as pinturas
O Chefe do Executivo municipal destacou a importância do evento para mobilizar a população no sentido de gerar pertencimento e ter uma cidade mais bonita. Itabira ganhará grandes obras de arte com pinturas de artistas reconhecidos nacionalmente e internacionalmente. “O festival, além de receber grandes artistas, abre espaço para o artista local. Itabira tem um grande movimento de arte urbana, com grafiteiros e artistas com potencial. Com o festival estamos conectando os artistas com a arte de uma maneira geral”, disse Marco Antônio Lage, prefeito de Itabira.
Já a chefe de Gabinete, Natália Lacerda enfatizou o sentido de pertencimento que a população terá após a finalização do festival, com as artes prontas e a cidade mais bonita. “Conseguimos ter um engajamento de empresas que acreditaram na proposta. Com as grandes telas, grandes obras a céu aberto, vai mudar o elo da comunidade com o município. O circuito artístico criado pelo Mapa vai mudar também o conceito de uma cidade mineradora, que tem suas características, mas que vários espaços serão resignificados com a arte, tornando a cidade mais bonita e agradável”, afirma Natália Lacerda.
Com o circuito artístico, vários espaços ganharão grandes murais de artistas renomados e itabiranos. A programação do festival ainda vai contar com shows, oficinas e performances.
Todas as atividades são gratuitas e abertas a todos os públicos. Confira a programação completa nas redes oficiais do Mapa e da Prefeitura de Itabira.