A exposição Parque dos Dinossauros movimentou e deu ainda mais vida ao Parque Natural Municipal do Intelecto durante os 20 dias em que permaneceu na unidade de conservação ambiental. Mais de 35 mil pessoas passaram pelo local para ver de perto as 30 réplicas dos animais pré-históricos, algumas com até 15 metros de altura e que fizeram a alegria de crianças e adultos de Itabira e cidades da região.
A visita à Mata do Intelecto, a princípio, foi aberta para atender aos alunos da Rede Municipal de Ensino. Depois, a visitação foi ampliada para outros estudantes das escolas estaduais e particulares. Nos finais de semana e no feriado de 7 de setembro a exposição ainda foi aberta para a população, que garantiu a entrada com ingressos gratuitos retirados pelo Sympla. Além de incentivar o ensino de forma lúdica, os dinossauros despertaram a imaginação e ampliaram a visão de mundo dos visitantes.
As esculturas confeccionadas em fibra, resina e tinta impressionaram pelo tamanho e diversidade das espécies. Ainda estava inclusa uma área com escultura de fósseis, onde os visitantes puderam simular uma escavação arqueológica, além de ovos de dinossauros em tamanhos naturais.
“A exposição Parque dos Dinossauros foi uma experiência ímpar para a educação itabirana. Um evento que ultrapassou os limites da Semana da Educação Infantil e se tornou uma verdadeira febre. Além do ganho para o lazer das famílias, tivemos um imenso ganho pedagógico, com a exploração lúdica do tema, com trabalhos em todas as escolas sobre a temática Dinossauros”, afirma a secretária municipal de Educação, Laura Souza.
Já o secretário municipal de Meio Ambiente, Denes Lott, destaca a interação dos itabiranos com a Mata do Intelecto, o que para muitos foi uma “descoberta”.
“O Parque Municipal do Intelecto, Unidade de Conservação (UC) urbana, nunca recebeu número tão grande de visitantes, com sucesso de público inédito para Itabira e região. O evento proporcionou a todos os visitantes conhecerem o parque que é um verdadeiro pulmão da cidade e todas as suas potencialidades, o que promoveu maior interação homem e natureza, sensibilizando os visitantes sobre a importância da manutenção da biodiversidade presente no espaço. A exposição ainda serviu para mostrar que o espaço natural permite diversas atividades para o bem-estar da população”, destacou o secretário Denes Lott.
Fonte: ASCOM-PMI