A brasileira Karla Stelzer Mendes, de 41 anos, que teve a morte confirmada nesta sexta-feira (13), nasceu no Rio de Janeiro e tinha cidadania israelense. Ela participava da rave “Universo Paralello”, a menos de 20 quilômetros da Faixa de Gaza, com o namorado isralenese Gabriel Azulay, também assassinado pelo ataque do grupo terrorista.
Eles se relacionavam há seis anos e moravam juntos. Karla tem um filho de 19 anos, que faz parte do exército local. Conforme informação do repórter correspondente da Itatiaiaem Israel, Airton Gontow, o corpo da brasileira deve ser sepultada ainda.
O Governo Brasileiro emitiu uma nota manifestando “profundo pesar” com a morte. “Ao solidarizar-se com a família, amigas e amigos de Karla, o Governo brasileiro reitera seu total repúdio a todos os atos de violência contra a população civil”, disse a nota. No início da semana, autoridades confirmaram a morte dos brasileiros Bruna Valeanu e Ranani Glazer.
Ranani Glazer
O gaúcho Ranani Glazer, de 24 anos, nasceu em Porto Alegre, mas morava há sete anos em Israel. O jovem tem cidadania israelense e chegou a prestar serviço militar no país. Atualmente, ele vivia em Tel Aviv com amigos e trabalha como entregador. O pai de Ranani também mora em Israel, já a mãe vive no Brasil, na capital gaúcha.
Bruna era carioca e se mudou para Israel em 2015. Atualmente, estudava Comunicação e Sociologia/Antropologia na Universidade de Tel Aviv. Ela também foi instrutora de tiro das Forças de Defesa de Israel, entre 2018 e 2020.
Terceiro avião trazendo brasileiros
Sessenta e nove pessoas voltaram nesta sexta-feira (13) ao Brasil no terceiro voo de repatriação de brasileiros que estavam em Israel, como parte da Operação Voltando em Paz. O KC-390 Millenium, da Força Aérea Brasileira (FAB), pousou às 6h07 em Recife.
Segundo a FAB, na capital pernambucana, desembarcaram cinco passageiros. O avião seguiu para a Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, com previsão de chegada por volta de meio-dia.
*Da Redação Itatiaia