Um guarda civil de Poços de Caldas, no Sul de Minas, foi afastado após ser filmado agredindo um mototaxista na última terça-feira (16). O vídeo viralizou entre os moradores da cidade e motivou a categoria a realizar um protesto nesta quarta (17).
No vídeo, divulgado pelo próprio mototaxista nas redes sociais, o homem alega ter sido abordado após deixar uma passageira. No vídeo, o motociclista alega ter sido agredido pelo guarda. Logo depois, o agente em questão dá vários golpes no homem usando um cassetete de madeira.
Os guardas que realizavam a fiscalização no local teriam exigido a autorização para Atividade Remunerada, documento que, segundo o mototaxista, não é obrigatório na cidade. Com a divulgação do vídeo, dezenas de mototaxistas fizeram um protesto nesta quarta (17), fazendo bunizaços em frente a prefeitura e à sede da Guarda Civil.
A direção da Guarda Civil Municipal e a Secretaria Municipal de Defesa Social lamentaram o caso e afirmaram que não compactuam com a atitude do agente, que foi afastado das funções operacionais e vai passar por avaliação psicológica. A Corregedoria deve apurar o caso.
*Por Portal Hoje em Dia