Quinta-feira, Novembro 21, 2024
InícioMINAS GERAISGoverno Zema recorre ao STF por nova prorrogação da carência da dívida...

Governo Zema recorre ao STF por nova prorrogação da carência da dívida de MG com a União

Prestes a esgotar o prazo de carência do pagamento da dívida de Minas Gerais com a União, o Governo Romeu Zema (Novo) recorrerá ao Supremo Tribunal Federal (STF), até sexta-feira (12), por um novo adiamento. O desejo, segundo o vice-governador Mateus Simões (Novo), é aumentar a carência por um período de quatro a seis meses para garantir que dê tempo para a promulgação do modelo alternativo ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), hoje construído pelo Governo Federal a partir da proposta do presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

“Se o Governo Federal anuncia que está preparando um texto de lei para substituir o atual regime fiscal e para mudar a forma de estruturação da dívida dos Estados, não faz sentido submeter a Assembleia Legislativa de Minas Gerais a uma votação que pode perder rapidamente seu efeito”, afirmou Simões após encontro com Pacheco, em Brasília, nesta quinta-feira (11). “Temos certeza que a União concordará com o adiamento”, acrescentou.

O vice-governador tratou com Pacheco sobre as alterações sugeridas por Minas Gerais à proposta recém-apresentada pelo Ministério da Fazenda aos estados endividados. Para ele, a prorrogação da carência em 60 dias não seria suficiente. “O ministério pediu 60 dias para apresentar o projeto de lei para reestruturação das dívidas, o que está absolutamente fora do que a gente precisa. Nós precisamos de um prazo mais curto. Mas, esse processo não está em nossas mãos. Então, não adianta pedir um adiamento curto ao STF. Estamos vislumbrando entre quatro e seis meses”, reforçou.

Na próxima segunda-feira (15), o presidente Rodrigo Pacheco torna a se reunir com o Governo de Minas Gerais e também receberá os governadores Tarcísio de Freitas, de São Paulo, Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, Cláudio Castro, do Rio de Janeiro, e Ronaldo Caiado, de Goiás. O assunto em pauta será, novamente, a dívida dos estados com a União.

A expectativa é que os governadores entreguem sugestões ao ministro Fernando Haddad, da Fazenda, nos próximos dias. E que poderão ser incluídas na versão final do novo regime para quitação das dívidas com a União. Esse modelo ainda precisará ser submetido à apreciação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal antes de ir à promulgação.

*Por Rádio Itatiaia

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS POPULARES