Sexta-feira, Abril 4, 2025
InícioDESTAQUEGoverno de Minas atua para execução eficiente do Acordo de Mariana

Governo de Minas atua para execução eficiente do Acordo de Mariana

Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), se reuniu com o Governo do Espírito Santo para alinhar estratégias e discutir a execução eficiente do Acordo de Mariana. O encontro, que contou com a participação do Comitê Pró-Rio Doce, foi realizado em Vitória (ES) na terça-feira (18/3).

O acordo foi assinado em outubro de 2024 pela União, estados de Minas Gerais, do Espírito Santo, Defensorias Públicas e Ministérios Públicos dos dois estados, Defensoria Pública e Ministério Público da União, e pelas empresas responsáveis pela tragédia, Samarco Mineração S.A., Vale S.A. e BHP Billiton Brasil Ltda.

O desastre causou a morte de 19 pessoas, além de danos econômicos e ambientais de grandes proporções. Os municípios atingidos, localizados ao longo do rio Doce, ainda hoje sofrem as consequências do rompimento.

No encontro, os representantes dos dois estados abordaram temas como o monitoramento das ações de fazer das empresas e a governança do acordo, além de avançarem em discussões sobre o Plano de Reestruturação da Gestão da Pesca e Agricultura (Propesca), instituído pelo acordo.

“É muito importante o alinhamento constante entre os dois estados impactados pela tragédia. Nesse encontro, pudemos trocar experiências sobre esse momento inicial de execução do acordo, alinhando, por exemplo, o posicionamento quanto à forma de monitorar as obrigações de fazer sob responsabilidade das empresas”, reforçou a coordenadora-adjunta do Comitê Pró-Rio Doce, Thais Vilas Boas.

Em relação ao anexo de Comunicação e Transparência, os membros da Secretaria Estadual de Reparação do Rio Doce do ES atualizaram o andamento do desenvolvimento do portal e da ouvidoria do acordo, que está sob responsabilidade do Espírito Santo.

Tais instrumentos têm como objetivo fomentar a transparência das ações, garantindo maior acesso da população às informações sobre os avanços da reparação.

imagem de destaque

*Com Agência Minas

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS POPULARES