Os correios informaram que até as 17h desta sexta-feira (30), no primeiro dia de atendimento aos aposentados e pensionistas do INSS nas agências, já foram atendidos 7 mil aposentados. Os postos da empresa estão fornecendo atendimento para quem está com dificuldade de checar os descontos e reivindicar o ressarcimento de forma online.
Ao anunciar a alternativa, o atual presidente do INSS, Gilberto Waller, explicou que esse atendimento é feito principalmente para população que não tem acesso à tecnologia.
Dessa forma, os serviços presenciais para as vítimas serão realizados somente nas agências dos Correios. “A gente está utilizando a parceria com os Correios para chegar em municípios pequenos onde há mais dificuldade no uso da tecnologia ou no uso da telefonia”, explica o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz.
Instabilidade
Na manhã desta sexta-feira (30), o sistema dos Correios apresentou instabilidade. Inicialmente, o advogado-geral da União, Jorge Messias, chegou a informar que a plataforma teria entendido que estava sob um ataque hacker devido ao grande número de acessos.
“Algumas unidades tiveram essa oscilação. Por quê? Porque foi um grande número de acessos e o sistema entendeu que era uma invasão que tava tendo. E daí bloqueou automaticamente para proteção. Isso já foi visto com a Dataprev, INSS e Correios e já tá sendo liberado no Brasil”, detalhou o presidente do INSS, Gilberto Waller, durante coletiva de imprensa.
No entanto, segundo a assessoria de imprensa do INSS, a instabilidade do sistema foi causada pelos ajustes de regras de operação entre as redes da Dataprev e dos Correios. “A situação foi rapidamente resolvida pelas equipes técnicas de ambas as empresas. Ressalta-se que não foi identificado nenhum incidente de segurança no processo”, informou a instituição em nota.
*Por Rádio Itatiaia