A Vale identificou “trincas superficiais” na barragem Forquilha III, que está com a classificação máxima de emergência, localizada na mina de Fábrica, em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais.
De acordo com a empresa, o fato aconteceu durante uma inspeção de rotina. A responsável pela estrutura ainda informou que “está conduzindo verificações adicionais” no lugar.
Apesar das fissuras encontradas na sexta-feira (13), a empresa afirma que as condições de estabilidade da estrutura permanecem inalteradas e que vai manter os órgãos públicos competentes informados, além de executar um plano de ação para investigação e correções, conforme necessário.
A barragem Forquilha III está em nível de emergência 3 desde 2019 e é monitorada em caráter permanente, segundo a Vale. Ela conta com uma Estrutura de Contenção a Jusante e tem a respectiva Zona de Autossalvamento evacuada, sem a presença de comunidades.
A Forquilha III possui 77 metros de altura e armazena aproximadamente 19,4 milhões de metros cúbicos de rejeitos. Segundo a empresa, a previsão é que em 2035 seja concluído o processo de descaracterização da barragem.