Uma operação da Receita Federal apreendeu, na manhã desta terça-feira (17 de setembro), R$ 300 mil em produtos eletrônicos importados e falsificados que eram vendidos de maneira irregular em cinco distribuidores na região central de Belo Horizonte. Celulares e caixas de som estão os produtos comercializados.
Segundo a Receita Federal, essas “mercadorias são fruto de contrabando, descaminho e falsificação” e geram “um prejuízo de milhões de reais anuais com sonegação de impostos e concorrência desleal”.
Além disso, segundo a Receita, como são “produtos piratas” — ou seja, sem procedência legal de fabricação — os consumidores ainda eram induzidos ao erro “sobre a natureza e a qualidade dos produtos”. “Também há reflexos em outros crimes, como lavagem de dinheiro, corrupção, trabalho escravo e danos à saúde pública”, esclarece.
A ação contou com o apoio da Polícia Militar (PM) e do Fórum Nacional Contra a Pirataria. Segundo a Receita Federal, a iniciativa “está alinhada ao necessário movimento nacional de defesa do mercado legal que gera empregos e atrai investimentos”.
*Por O Tempo