O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump está perto de receber um pagamento considerável após retornar ao mercado de ações. Isso porque os acionistas da Digital World Acquisiton Corp., uma empresa de capital aberto, aprovaram um acordo para fundir com a empresa de mídia de Trump, após votação nessa sexta-feira (22).
A Trump Media e a Digital World anunciaram pela primeira vez seus planos de fusão em outubro de 2021. Além de uma investigação federal, o acordo enfrentou uma série de ações judiciais que levaram à votação de sexta-feira.
A Truth Social foi lançada em fevereiro de 2022, um ano depois que Trump foi banido das principais plataformas sociais, incluindo Facebook e Twitter, a plataforma agora conhecida como X, após a insurreição de 6 de janeiro no Capitólio dos EUA. Desde então, ele foi readmitido em ambas, mas manteve a Truth Social como um megafone para sua mensagem. Trump promoveu a Truth Social em uma postagem na rede de mídia social na noite de quinta-feira, dizendo: ”A TRUTH SOCIAL É MINHA VOZ E A VERDADEIRA VOZ DA AMÉRICA!!! MAGA2024!!!”.
Até o momento, a Trump Media não divulgou os números de usuários da Truth Social. Mas a empresa de pesquisa Similarweb estima que ele tinha cerca de 5 milhões de usuários ativos em dispositivos móveis e na internet em fevereiro. Isso está muito abaixo dos mais de 2 bilhões do TikTok e dos 3 bilhões do Facebook – mas ainda é maior do que outros rivais de “alt-tech” como o Parler, que está fora do ar há quase um ano, mas está planejando um retorno, ou o Gettr, que teve menos de 2 milhões de visitantes em fevereiro.
Um mergulho no mercado público significa que a empresa de mídia social de Trump logo terá que divulgar mais detalhes. As empresas privadas são responsáveis perante seus proprietários, enquanto as públicas são responsáveis perante os acionistas que possuem as ações da empresa. Uma vez aberta ao público, a Trump Media será obrigada a informar suas finanças trimestrais, bem como outras notícias relevantes aos órgãos reguladores federais.
Nesse sentido, a Truth Social enfrenta alguns dos mesmos problemas que a X vem enfrentando – anunciantes tradicionais que não querem ser associados a discursos de ódio e outros conteúdos controversos.
*Por Rádio Itatiaia