Sábado, Novembro 23, 2024
InícioMUNDOEUA anuncia ‘ameaça à segurança nacional'; fontes indicam que está ligada a...

EUA anuncia ‘ameaça à segurança nacional’; fontes indicam que está ligada a Rússia

O presidente do Comitê de Inteligência da Câmara dos Deputados dos EUA, Mike Turner, divulgou uma “ameaça séria à segurança nacional” para todos os parlamentares do Congresso revisarem. O alerta, considerado “muito sensível”, está relacionada à Rússia, de acordo com fontes da CNN.

Nesta quarta-feira (14), o deputado republicano, Mike Turner, enviou uma carta aos colegas do Congresso, afirmando que o assunto urgente é “relativo a uma capacidade militar estrangeira desestabilizadora”.

Ou seja, o risco envolve o potencial de um país estrangeiro atacar ou causar desestabilização interna nos Estados Unidos. O alerta acontece em meio a guerra entre Rússia e Ucrânia, no leste europeu, que teve início em 2022.

Uma das fontes confirmou que se trata de uma capacidade militar russa “altamente preocupante e desestabilizadora”, que a inteligência norte-americana tomou conhecimento recentemente.

Turner disse, na carta aos colegas que o Comitê de Inteligência da Câmara, que votou nesta terça-feira (13) para disponibilizar as informações para os legisladores revisarem. O prazo para a resposta é até sexta-feira (16).

Alertas sobre “capacidades militares estrangeiras desestabilizadoras” já foram emitidos anteriormente pelo governo dos EUA – inclusive em 2017, 2018 e 2019, sem maiores consequências.

Casa Branca ‘surpresa’

O presidente do Comitê de Inteligência, Mike Turner também pediu ao presidente Joe Biden que desclassifique “todas as informações relacionadas a essa ameaça”.

Ou seja, para que documentos classificados como secretos, confidenciais ou restritos sobre o assunto sejam tornados oficialmente públicos.

O assessor de Segurança Nacional do governo Biden, Jake Sullivan, marcou uma reunião com os principais parlamentares dos comitês de segurança nacional, antes de Turner divulgar a ameça publicamente .

“Isso já está agendado. Então, estou um pouco surpreso que o deputado Turner”, disse. Sullivan expressou frustração com o presidente do Comitê de Inteligência por antecipar informações que seriam debatidas na reunião, com sua declaração pública sobre a “ameaça” hoje (14).

Ele disse que permanece focado em se reunir com Turner nessa quinta-feira (15) e se recusou a detalhar a natureza da ameaça. “Não estou em posição de dizer mais nada”, disse.

O assessor de Segurança Nacional destacou que o governo Biden tem sido mais proativo na desclassificação de informações de inteligência em prol dos interesses nacionais do que qualquer administração anterior. “Portanto, definitivamente, você não vai encontrar uma relutância em fazer isso quando for do nosso interesse”, completou.

*Com informações da CNN 

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS POPULARES