O Cruzeiro terá mudanças no time titular na partida contra o Criciúma, nesta quarta-feira (3), às 20h (de Brasília), pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. O técnico Fernando Seabra, novamente, fará mudanças no sistema defensivo.
Pelo menos duas mudanças estão previstas no Cruzeiro para o duelo com o Tigre de Santa Catarina. Na zaga, Zé Ivaldo retorna, após cumprir suspensão automática na derrota por 2 a 1 para o Flamengo. Dessa forma, Neris volta para o banco de reservas.
Na lateral-direita, William não poderá estar em campo. O camisa 12 recebeu o terceiro cartão amarelo na rodada passada, e será desfalque certo. Dois jogadores brigam pela vaga na equipe titular: Helibelton Palacios e Wesley Gasolina.
Formação do Cruzeiro
A formação defensiva utilizada com mais frequência por Seabra nas últimas rodadas teve Anderson; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon. Kaiki foi o titular no lado esquerdo nos dois últimos jogos, contra Athletico-PR e Flamengo. O jovem ainda segue na briga para se manter no 11 inicial.
Sem dar dica para o adversário, o treinador cruzeirense preferiu o mistério e não revelou de forma antecipada os seus planos para o confronto com o Tigre.
“Eu me preservo o direito de manter o suspense, pois são características muito diferentes e eu não quero adiantar nenhuma informação que o Criciúma possa usar”, disse, após a derrota para o Flamengo, no Maracanã, na 12ª rodada do Brasileirão.
Gasolina x Palacios
Se a sequência de jogos na temporada pesar para a escolha de Seabra, Wesley Gasolina sairia na frente na briga pela titularidade contra o Criciúma. O lateral fez 12 jogos neste ano, com 292 minutos em campo. Diferentemente de Palacios. O gringo jogou apenas uma partida completa, a primeira do Cruzeiro na temporada, contra o Villa Nova, no Campeonato Mineiro.
Helibelton Palacios não entra em campo há mais de cinco meses. Ele ainda não jogou sob o comando de Fernando Seabra.
A única partida de Palacios neste ano foi na vitória do Cruzeiro por 2 a 1 sobre o Leão do Bonfim, no dia 24 de janeiro, no estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima. À época, Nicolas Larcamón era o treinador da equipe celeste e escalou o colombiano como zagueiro.
Já Gasolina teve uma sequência de partidas nos seis primeiros jogos do Cruzeiro no ano. Foram cinco no Campeonato Mineiro e um na Copa do Brasil. Ele entrou no decorrer dos confrontos com o Villa Nova, no empate contra o Athletic (1 a 1), na vitória sobre o Patrocinense (3 a 0), na derrota para o América (0 a 2), no triunfo em cima do Democrata-GV (3 a 1). Além de ser acionado por Larcamón também na derrota para o Sousa-PB (2 a 0) na Copa do Brasil.
A última vez que Gasolina entrou em campo até aqui neste ano foi no empate em 1 a 1 com o Vasco, na nona rodada do Campeonato Brasileiro, no estádio de São Januário. O lateral entrou em campo aos 43 minutos do segundo tempo.
Contando apenas as partidas com Seabra, Gasolina esteve em campo em quatro oportunidades, duas pelo Brasileirão e duas na Sul-Americana (Atlético, Alianza-COL, Unión La Calera e Vasco).
Provável Cruzeiro
Para o jogo contra o Criciúma, o técnico Fernando Seabra deve escalar a seguinte equipe: Anderson; Palacios (Gasolina), Zé Ivaldo, João Marcelo e Kaiki (Marlon); Lucas Romero, Lucas Silva, Ramiro e Matheus Pereira; Arthur Gomes e Gabriel Veron.
*Por Rádio Itatiaia