As celebrações começaram logo cedo com execução do Hino Nacional, pronunciamento de autoridades e a abertura oficial do desfile ficou a cargo da Polícia Militar de Minas Gerais. As viaturas da PM, Polícia Rodoviária e do Meio Ambiente, com sirenes ligadas, também passaram pela avenida.
O cortejo contou ainda com a participação da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, brigadistas, escoteiros, grupo DeMolay, jovens patrocinados pela maçonaria; alunos das redes municipal e estadual, fanfarra do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais e de escolas públicas do município. A banda Euterpe Itabirana, que comemora 160 anos, fechou o desfile com chave de ouro. “Paz, Prosperidade e Desenvolvimento Social” foi o tema escolhido para marcar o evento. As celebrações foram acompanhadas por um grande público, que lotou a avenida.
Durante a cerimônia o prefeito Marco Antônio Lage lembrou a importância de Itabira como cidade berço da extração mineral e falou ainda da necessidade de buscar um desenvolvimento sustentável para diversificar a economia do município.
“Esta data nos traz uma reflexão importante da necessidade da nossa independência econômica, nós que vivemos dependentes do minério de ferro, que só dá uma safra. A nossa geração tem a responsabilidade de trabalhar pela emancipação, pela independência econômica. Independência ao minério de ferro ou morte econômica, e nós vamos lutar, esperamos influenciar as futuras gerações políticas e sociais para que possamos mudar Itabira”,enfatizou o prefeito.
O feriado nacional foi marcado em Itabira por milhares de pessoas que desfilaram para celebrar o dia da Independência do Brasil. Cerca de 4 mil pessoas, entre adultos, jovens e crianças, passaram pela Avenida Mauro Ribeiro Lage. Os alunos das escolas municipais representaram os projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação.
Alunos das creches, ensino infantil e fundamental passaram pelo trajeto com alegria e animação. Projetos sociais, de desenvolvimento humano e robótica também estiveram representados no desfile. A tradição tropeira foi homenageada pelos estudantes e figuras de destaque do tropeirismo fizeram apresentações durante o cortejo, como os estaladores de chicotes e trovadores.
Para a secretária de Educação, Laura Souza, a data é muito representativa e merece ser comemorada. “O retorno da Educação Municipal ao Desfile de 7 de setembro é uma imensa alegria para todos. Levamos cerca 3334 alunos da rede municipal para a avenida, representando os valores que almejamos alcançar com a educação pública: Afeto, Inclusão e aprendizagem”, concluiu a secretária.
Fonte: Ascom-PMI