O deputado Tadeu Martins Leite (MDB) foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em reunião especial que ocorreu na manhã desta quarta-feira (4) no parlamento mineiro. Tadeuzinho recebeu 72 votos favoráveis. Não houve votos em branco.
Ao contrário de 2022, as articulações em torno da eleição não foram tumultuadas. Na última disputa, o governador Romeu Zema (Novo) tentou emplacar o nome do ex-líder de governo, Roberto Andrade (PRD), na disputa pela presidência da casa. Neste ano, Zema não lançou candidato e apoiou Tadeuzinho, como o parlamentar é chamado pelos colegas de parlamento.
Tadeuzinho também recebeu o respaldo do Secretário de Governo, Gustavo Valadares, um dos quadros mais importantes no Governo de Minas. Valadares é responsável por fazer a ponte entre o Governo e a Assembleia. Nesta articulação, ter um bom relacionamento com o presidente da ALMG é fundamental para o bom andamento do governo.
“É um jovem equilibrado, conciliador, que é aquilo que a Assembleia mais precisa: alguém que busque a criação do consenso, ou pelo menos algo próximo do consenso sempre. E Tadeu tem se mostrado esse baita articulador, um cara que tem atendido bem ao governo, a base nossa que está aqui agora representada, e tem também atendido aos deputados da oposição. Enfim, é o nosso candidato, é aquele que tem condições de dar um belo prosseguimento à Assembleia pelos próximos dois anos”, disse Valadares à Itatiaia.
No primeiro mandato, Zema enfrentou graves problemas na relação com o então presidente Agostinho Patrus (PV), que travou o andamento de vários projetos governistas e se tornou um desafeto do governador.
Natural de Montes Claros, no norte de Minas Gerais, Tadeu é filho do ex-prefeito da cidade, Luiz Tadeu Leite. Foi eleito deputado pela primeira vez em 2010 e foi secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana, entre 2015 e 2016, no governo Pimentel (PT).
*Por Rádio Itatiaia